Levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estima que o Piauí poderá chegar ao colapso entre os dias 27 de maio a 03 de junho, se o isolamento social não funcionar ou se as ações do governo emperrarem com a burocracia.

Hoje, o governador Wellington Dias (PT) recebeu a pesquisa amostragem sobre a situação da covid-19 no Piauí. O portal Cidadeverde.com participou da apresentação.

O Instituto Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada em 4.325 pessoas em 14 municípios entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%.

De acordo com a pesquisa, 59% das pessoas testadas tinham um tipo de comorbidade e 56% apresentavam alguns sintomas da doença.

Pelo levantamento, 68,42% das pessoas estão respeitando o isolamento social e saindo somente quando for necessário, 27% disseram que não saem de casa de forma nenhuma e 4% saem qualquer hora.

Colapso

Durante a vídeoconferência, a Sesapi apresentou com dados do  CIEVS com projeções de casos, que assemelha ao número do Instituto de Amostragem.

Segundo equipe, em uma semana tem dobrado os números de casos. A taxa de reprodução é 2.1 (cada um infectado,  contamina duas pessoas).

Seguem as estimativas:

Dia 6 de maio Piauí terá 8.323 infectados e 250 pessoas precisando de leitos
Dia 13 – 18 mil infectados e 549 precisando de internação
Dia 20 – 40 mil infectados e 1.208 precisando de leitos
Dia 27 – 89 mil infectados e 2.659 hospitalizados
Junho – 200 mil infectados e 6 mil precisando de leitos

Colapso no Piauí seria entre os dia 27 de maio a 03 de junho.

O governador Wellington Dias (PT) reforçou o pedido de isolamento social e disse que todo esforço é para evitar o colapso.

“O Piauí está livre do colapso, não. Mas estamos entre os 10 estados que podem evitar o colapso”, disse o governador.

Aguarde mais informações

Flash Yala Sena

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR