Um compressor de revelar tela, uma prensa térmica para sublimação, uma mesa para pintura e muitas outras máquinas criadas pelo empreendedor Paulo Alex ocupam a área de produção da PA Personalizados, empresa criada há quatro anos, em São Raimundo Nonato.

Para Paulo Alex, participar da Feira de Negócios da Serra da Capivara deu uma injeção de ânimo na sua trajetória empreendedora. “Estou muito satisfeito com a oportunidade de divulgar meu trabalho nesse evento do Sebrae. Me sinto valorizado. Mudei totalmente meu pensamento sobre o que quero para minha empresa. Barreiras foram quebradas. Estou investindo em produtos com identidade local, valorizando a beleza que temos e enaltecendo a Serra da Capivara”, destaca o empreendedor.

Para a feira, Paulo Alex criou peças que mostram a riqueza da sua terra e que possuem um QR Code para acessar um link de publicação da Unesco, que conta a história da Serra da Capivara. Foram canecas, copos, relógios, garrafas térmicas e outros produtos que também podiam ser personalizados na hora, de acordo com o gosto do cliente.

Créditos: Antônia Pessoa

“Comecei trabalhando em empresas de estamparia. Foram 15 anos com carteira assinada. Mas chegou a um ponto que comecei a querer ter meu próprio negócio. Trabalhando para os outros você não alimenta o seu sonho, você alimenta o sonho do outro. Hoje os desafios são maiores, mas bem mais gratificantes”, declara Paulo Alex.

Segundo o empreendedor, o início é sempre difícil. “Comecei na cara e na coragem, com apenas R$ 200, na garagem da casa da minha mãe. A maioria dos equipamentos são improvisados e adaptados para atender às demandas de estamparia. Ainda não tenho recursos para comprar maquinário. Meus processos são todos manuais. Desenvolvi minhas próprias máquinas. Aprendi a soldar para fazer as adaptações necessárias. As dificuldades são muitas. Mas acredito que minha empresa vai longe”, destaca.

O empreendedor se diz um apaixonado por pintura e que sua paixão move sua empresa. Mas que tem muita dificuldade em administrar e teve que mudar toda a sua rotina de vida para continuar empreendendo. “Sei tudo sobre pintura. Misturo as tintas no olho. Mas administrar é complicado pra mim. Tem hora que dá vontade de desistir. As dívidas chegam, tem que pagar os funcionários e tudo isso desanima. Porém, não passa pela minha cabeça desistir”, pontua.

O próximo passo para Paulo Alex é adquirir maquinário para aumentar a produção e se capacitar para melhorar a gestão. “Tento ser grande com o que eu tenho. Mas quero crescer ainda mais. Conto com o Sebrae para me capacitar e atingir meus objetivos”, conclui.

Para saber mais sobre os projetos e ações do Sebrae no Piauí basta acessar o site pi.sebrae.com.br; ligar para Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona tanto para ligações telefônicas gratuitas como para mensagens de WhatsApp; ou ainda procurar as Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

Deixe seu comentário
FONTEAntônia Pessoa - SEBRAE PIAUÍ
COMPARTILHAR