Semar, Setur, Seduc e Suparc realizam visita técnica ao parque!

No sábado, 10 de dezembro, Semar, Setur, Seduc e Suparc realizaram visita técnica ao Parque Estadual Cânion do Rio Poti, em Buriti dos Montes. O parque deve ser o primeiro a passar pelo processo de Estruturação das Unidades de Conservação que vem sendo elaborado pela Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, destaca a importância da visita. “Reunimos os órgãos que estão conosco na elaboração do projeto que será implantado no Cânion. Juntos conhecemos melhor a área, suas particularidades e potencialidades”, aponta.

Durante a tarde, as equipes puderam debater diversos pontos do projeto que deve implantar uma série de estruturas voltadas ao ecoturismo e a educação ambiental. A comitiva contou com técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC).

“Com a estruturação, o crescimento regional vai ser impulsionado. O projeto está sendo pensado de maneira que a comunidade seja integrada através de um amplo programa de educação – ambiental e técnica, esta em parceria com a Seduc”, explica Sádia Castro.

Valeria Barros, técnica da unidade de educação profissional da Seduc acrescenta: ” Após a visita, delimitaremos quais cursos podemos oferecer, considerando esta ideia inicial de haver um hotel escola no parque”.

Romilla Freitas, turismóloga da Secretaria de Turismo, ressalta que para iniciar, é preciso fazer de uma pesquisa de demanda turística. “Precisamos compreender o potencial real deste local pensando ainda no que pode ser agregado para melhor receber os turistas, alinhando a estruturação do local a ações de empreendedorismo, educação e meio ambiente que desenvolverão a comunidade do entorno”, destaca Romilla.

Para finalizar, a Coordenadora de Projetos da Superintendência de Parceria e Concessões destaca: “A Suparc entra na fase final desse projeto, mas participamos desta visita técnica inicial para subsidiar esta fase de levantamento de dados, de análise do equipamento para estarmos em sintonia, desde o início, com esse projeto que alinhará turismo, educação e fortalecimento da cultura e infraestrutura local”.

Segundo dia de expedição ao Parque Estadual Cânion do Rio Poti.

Neste domingo, 13/12, a Secretária de Meio Ambiente, Sadia Castro, apresentou a área ao arquiteto Felipe Guerra, responsável pela consultoria do projeto.

O curitibano afirma que além do potencial natural fantástico a área do entorno é muito rica de matérias nativos como palha, carnaúba, pedras regionais que darão ainda mais personalidade e originalidade a criação deste centro de turismo ambiental.

“Saio desta análise territorial muito entusiasmado. A arquitetura do projeto será uma arquitetura sustentável elevada ao máximo. Até pelo fato de se estar distante de um centro urbano denso, nos obriga a pensar esta célula de educação e turismo de forma completamente auto sustentável. A produção de alimentos e o cuidado com os resíduos será uma das principais questões”, encerra o arquiteto.

Deixe seu comentário
FONTEInformações da SEMAR
COMPARTILHAR