Durante o ano todo é preciso realizar ações de combate ao Aedes aegypti que evitem doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Pensando em dar munição aos Gestores Municipais que facilitem as tomadas de decisão e criar estratégias para combater o mosquito, é que surgiu, em 2003, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o LIRAa.

Inicialmente, a ideia era fazer o levantamento apenas no período que antecede o Verão, época com maior chance de proliferação do mosquito. Entretanto, ao longo dos anos de trabalho, foi identificada a necessidade de prevenção o ano todo, já que mesmo em épocas em que a proporção do vetor é menor, com a seca e o frio, o mosquito se reproduz.

O LIRAa é muito importante, porque permite descobrir como está a situação do Município em uma semana, e também identificar quais os Bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes na área”, explica o Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), Rodrigo Lins Frutuoso. Com isso, é possível envolver outras áreas que não apenas a saúde e ampliar as ações de prevenção do transmissor. De 2003 para cá, o LIRAa ganhou importância entre os Gestores e passou a ser executado em mais de 2 mil cidades em 2016. Em 2003, eram apenas 40.

Quem realiza a visita nas casas são os Agentes de Combate às Endemias (ACE). No combate ao Aedes aegypti, o trabalho dos ACEs é fundamental. Sem esses profissionais, nem mesmo haveria resultado. “É uma metodologia especial porque se trabalha em uma abordagem do território do Município. Sem o trabalho dos Agentes nós não conseguiríamos chegar tão longe. São primordiais para que a gente tenha sucesso”, defende o Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), Rodrigo Lins Frutuoso. É importante ouvir com atenção as orientações feitas pelos Agentes de Endemias, e fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana, principalmente (mas não exclusivamente) nas épocas de chuva, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada.

No Município de São Raimundo Nonato o LIRAa estará sendo realizado entre 16 e 20 de Outubro, as atividades como: Dengue, Chagas e Calazar, continuam funcionado normalmente.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR