Durante todo o mês de setembro diversas ações foram realizadas em São Lourenço do Piauí pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social com apoio total da Prefeitura Municipal em prol do movimento chamado de Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população para o combate ao suicídio.

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém tira a própria vida por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução.

Para finalizar essa Campanha, nesta quarta-feira (25), foi realizada a primeira Capacitação pela Valorização da Vida, voltada para os profissionais da saúde e educação, mas também para população em geral.

A temática foi muito bem explicada pela psicóloga Dra. Grécia e pelo médico da Atenção Básica Dr. Vinícius.

“A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.” – destacou a coordenadora, a enfermeira Nilza Mara.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR