Movimento em São Raimundo Nonato foi maior nesta segunda e terça-feira (06 e 07) do que nos últimos dias de pandemia; decretos municipal norteiam os estabelecimentos que podem abrir.

Quem passou pela região central de São Raimundo Nonato ou mesmo em diferentes locais do município observou que a circulação de pessoas vem, aos poucos, aumentando pelas ruas, contrariando as recomendações dos órgãos de saúde. A orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é ficar o máximo de tempo possível em casa, para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus.

Imagem divulgada através das redes sociais. Centro Comercial de São Raimundo Nonato

A reportagem do Portal O Sertão verificou que bares e restaurantes continuam de portas fechadas, funcionando apenas na modalidade de entregas de produtos. Supermercados, mercearias, padarias e farmácias, considerados serviços essenciais, assim como bancos e lotéricas, mantém a rotina de atendimento, não conseguindo controlar as aglomerações. Um empresário usou sua página do Facebook para “reclamar” que algumas empresas de serviços não essenciais começam a abrir as portas, mesmo que com “meia porta aberta”, tentando driblar a fiscalização.

Imagem divulgada através das redes sociais. Centro Comercial de São Raimundo Nonato.

Esse o “afrouxamento” das pessoas pode estar diretamente ligado às atividades econômicas, já que muitos precisam trabalhar – e são orientados a retomar seus postos de trabalho, mesmo com restrições. Outra explicação está na “aparente volta à normalidade” depois de medidas rígidas. Isso, no entanto, é veementemente desaconselhado pelas autoridades, já que estudos indicam que o país ainda não atingiu o pico da doença.

As portas de bancos é onde as pessoas mais costumam ficar aglomeradas, principalmente devido ao recebimento de benefícios por parte de moradores da zona rural do município. Pessoas com a idade um pouco mais avançada, que englobam o grupo de risco da doença, são as principais a enfrentar as filas e se aglomerarem nas calçadas dos bancos.

A reportagem recebeu informações através das redes sociais que a Polícia está abrindo procedimento contra estabelecimentos não essenciais que estejam descumprindo os decretos da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e do Governo do Estado.

O TCO tem a mesma finalidade do inquérito policial, mas aquele é realizado de maneira menos formal e sem a necessidade de colheita minuciosa de provas. O termo circunstanciado, portanto, deve apontar as circunstâncias do fato e os elementos colhidos quanto à autoria, para que o titular da ação possa formar a opinio delicti.

Imagem divulgada através das redes sociais.

Os policiais militares podem registrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o registro de crimes tipificados como infração de menor potencial ofensivo, no local da ocorrência, de acordo com decreto do governador do Piauí, Wellington Dias (PT). A determinação do governo do estado é que agentes e escrivães da Policia Civil também realizem registro.

O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social, o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. O único remédio que se tem em mãos até o momento são as medidas de prevenção (não existe vacina), a cautela e o foco são essenciais, atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR