A deputada federal Margarete Coelho informou que guias e agentes de turismo estão incluídos na lei que concede o benefício emergencial no período da pandemia de Coronavírus no Brasil. A deputada esclareceu estar acompanhando de perto esse debate e que o projeto de lei que expande o alcance do auxílio emergencial de R$ 600, a ser pago a trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia, é de origem do Senado Federal e já contemplava os referidos profissionais.

“Neste documento inicial do Senado já constava a inclusão de diversas categorias para o recebimento do benefício, dentre eles, os agentes de turismos e guias de turismo. Seguindo o processo legislativo, o projeto foi encaminhado para análise da Câmara Federal e foram analisadas quais categorias de trabalhadores precisavam ainda ser incluídas para terem direito a receber o auxílio emergencial. Exatamente por já estarem incluídos, não foi necessária a apresentação de emenda para a inclusão do setor.”, informou Margarete.

É importante destacar que diante da ausência da inclusão de profissionais do setor da beleza e outros (tais como cabeleireiro, manicure, depiladores, pedicures, esteticistas personal trainer, etc), a deputada apresentou uma emenda com a finalidade de incluir também esses profissionais no rol das categorias que poderiam receber o auxílio, tendo em vista, a importância do segmento para a movimentação da economia e geração de empregos no Piauí e no país. Dados destacam que existe quase meio milhão de salões de beleza em todo o país e boa parte deles dependem dos lucros diários para a sobrevivência.

A deputada piauiense reforçou, ainda, o seu compromisso com os guias turísticos que considera, também, como patrimônio da região, do nosso Parque Nacional da Serra da Capivara. “Considero-os sempre a melhor companhia por estarem dispostos, capacitados e atenciosos e possuírem um olhar voltado para os turistas, para a beleza e conservação do local. São profissionais dedicados, competentes que com seu trabalho diário nos conduzem à experiências inesquecíveis e nos ajudam na divulgação do nosso patrimônio.”, finalizou Margarete.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR