Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realiza exames da Covid-19 — Foto: Francisco França

Um idoso de 63 anos morreu com a Codiv-19 nesta segunda-feira (13), em Teresina. O paciente foi diagnosticado no município de Piracuruca, distante cerca de 208 km ao Norte da capital, no dia 8 de abril, por meio de um teste rápido.

A Secretaria de Saúde da cidade informou ao G1, que após o primeiro resultado, foi feita coleta no nariz e faringe, por meio dos cotonetes chamados de “swab”, e que esse material foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Piauí.

O exame, segundo a secretária de saúde de Piracuruca, Adriana Fontenele, teve resultado positivo e o paciente foi transferido para um hospital de referência em Teresina, mas não resistiu e morreu nesta segunda.

“Ele chegou de São Paulo no dia 24 de março, acredito já infectado. Tinha problemas cardíacos, havia passado nove dias internado lá em São Paulo”, contou a secretária.

No Piauí, o idoso apresentou sintomas no dia 25 de março, ficou em isolamento domiciliar até o dia 4 de abril, quando foi internado no hospital de Piracuruca, em uma ala de isolamento gripal, antes de ser transferido para a capital.

Outros casos em Piracuruca

Além do idoso, três outras pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus em Piracuruca. Uma delas é uma das profissionais de saúde que participaram do atendimento a Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos, prefeito de São José do Divino que faleceu por Covid-19.

A profissional, de 56 anos, teve contato com o prefeito no Pronto-Socorro de Piracuruca, onde o prefeito faleceu. O caso dela foi notificado no dia 6 de abril, pela Sesapi.

Ela encontra-se afastada de suas funções e permanece em quarentena, e segundo a Secretaria, em boas condições de saúde.

Mortes por Covid-19 no Piauí

Além desse caso em Piracuruca, o estado já registrou outros sete óbitos de pessoas infectadas pelo coronavírus. As demais vítimas foram: uma mulher de 22 anos, que é a mais jovem vítima da Covid-19 no estado. Natural de Teresina, ela apresentava obesidade e estava entre os casos confirmados.

Um homem de 56 anos, também da capital, que também já constava nos boletins como caso confirmado. Um casal de idosos e o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci), Manoel Nogueira Neto, ambos os casos de Teresina.

prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato de Lima Gomes, 57 anos, e o empresário Oderman Bittencourt, de Parnaíba.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Deixe seu comentário
FONTEG1
COMPARTILHAR