Na sessão da última quinta-feira na Câmara de São Raimundo Nonato, a vereadora Katiúscia Ribeiro (MDB) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a “criação do Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral – AVC, no Município de São Raimundo Nonato”.

Os principais objetivos do projeto são, promover ações educativas sobre AVCs, realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença; e promover orientação técnica para pessoas suscetíveis de risco.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a principal causa de morte no mundo são as Doenças Cardiovasculares. Já o Instituto Nacional de Cardiologia, afirma que, no Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares.

Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados.

“É com esse intuito que estamos apresentando este Projeto de Lei visando conscientizar a população sobre os riscos desta doença e como se informar dos meios para combatê-la.  Trata-se de matéria relevante e de grande interesse público, motivo pelo qual solicito o apoio dos nobres pares para que possamos aprovar este Projeto de Lei”, justificou a Vereadora.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR