O sanraimundense Ramon está participando de um mutirão para ajudar venezuelanos em Roraima. O jovem é natural de São Raimundo Nonato e irmão do advogado Maurí. Ramon é filho da “Dirinha” famosa por seus dotes culinários.

O presidente da República, Michel Temer, participou neste sábado (25) do lançamento da “ação médico-humanitária” destinada ao atendimento de venezuelanos em Roraima. O mutirão ocorrerá de 27 de agosto a 1º de setembro em Boa Vista e em Pacairama, na fronteira com a Venezuela.

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, 36 profissionais de saúde dos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh oferecerão atendimento de ginecologia, obstetrícia, pediatria, infectologia, oftalmologia.

De acordo com informações da Ebserh, os voluntários são médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório e vão trabalhar com o objetivo de minimizar o impacto gerado nos serviços públicos do estado, que já recebeu milhares de imigrantes venezuelanos.

Ação

Em Boa Vista, o mutirão atenderá os venezuelanos que ocupam os abrigos na cidade, e em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, haverá vacinação para os imigrantes.

A ação também prevê campanhas educacionais preventivas em saúde, exames, testes para Hepatites B, C, HIV e VDRL, glicemia, verificação de pressão arterial, citologia de colo de útero, orientação sobre escovação dentária, prevenção e orientação sobre parasitoses intestinais, orientações sobre nutrição, consultas e orientações de oftalmologia, orientações para gestantes e amamentação, dentre outros procedimentos.

Os insumos e materiais a serem utilizados para a ação foram fornecidos pelos hospitais universitários federais da Rede Ebserh e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR