A arqueóloga Dra. Gisele Daltrine Felice do Museu do Homem Americano da cidade de São Raimundo Nonato –PI, e também professores da Universidade do Vale do São Francisco estiveram no município de Redenção do Gurguéia no ultimo final de semana em uma expedição juntamente com  a Secretaria Municipal de Meio  Ambiente e Recursos Hídricos, para fazerem um levantamento e cadastro junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  nacional) das pinturas e figuras rupestres localizados nos Baixões dos Porcos, Anajá dentre outros do Parque da Serra das Confusões no município de Redenção do Gurguéia.   


A equipe que acompanhou a Dra. Gisele composta de 30 (trinta)  integrantes, entre eles arqueólogos,  professores,  estudantes da Universidade do Vale do São Francisco e membros do ICMBIO (Instituto Chico Mendes). A Dra. declarou estar maravilhada como os achados arqueológicos no município e disse que a partir de então irá buscar  recursos e projetos para que sejam aprofundados os estudos nestes Sítios Arqueológicos.

E é válido ressaltar ainda que de acordo com o mapa arqueológico do estado do Piauí  até o momento  não há nenhum cadastro de sitio arqueológico de Redenção do Gurguéia registrado no IPHAN. E que este procedimento será realizado agora para que Redenção passe a constar no mapa como uma cidade que também possui achados arqueológicos e que estes sejam estudados e reconhecidos em todo o mundo.




Deixe seu comentário
COMPARTILHAR