Evento no próximo sábado visa arrecadar recursos para obra

O Zabelê é uma ave típica dos ecossistemas da Caatinga, apesar de ser encontrada também no sul do país. Extremamente rara e ameaçada ela ainda resiste em áreas conservadas, selvagens, inabitadas. Mas foi numa área rural com centenas de famílias que ela deu o nome a um povoado histórico, algo mítico, quase mágico segundo seus moradores mais antigos. Conhecido como Zabelê, a região que atualmente fica no coração da Caatinga piauiense, foi abrigo, morada, lugar de felicidade para centenas de famílias durante décadas.

Com o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas na região Sudeste do Piauí e a criação em 1979 do Parque Nacional da Serra da Capivara, todos os moradores que ocupavam terras na área da unidade de conservação, por força de uma Lei federal, tiveram que deixar suas casas. Alguns anos depois e principalmente graças ao trabalho do advogado Valdivino Oliveira da Costa, que procurou o deputado federal Paes Landim e pediu apoio para as famílias que deixaram o Zabelê, eles foram reassentados num lugar conhecido como a Fazenda Lagoa dos Padres, uma área com reservatórios de água, matas virgens e terras agricultáveis. Todo o processo de reassentamento foi traumático para a grande maioria das famílias, mas felizmente essa parte triste da história foi superada.

Na área escolhida para o reassentamento das famílias eles decidiram que o nome seria Novo Zabelê, uma singela homenagem ao antigo povoado, quase um símbolo de resistência, principalmente para os mais velhos. Passados décadas as novas gerações começam a superar o trauma e a valorizar suas raízes, suas memórias. E nada mais simbólico do que a criação de um museu para resgatar, conservar e passar as novas gerações a cultura e todo conhecimento oral de suas moradores.

Programado para o próximo sábado, dia 06 de abril, a comunidade Novo Zabelê realizará um grandioso evento com objetivo de arrecadar recursos para a construção do museu que deseja contar a história de criação da comunidade. O evento chamado de Museu Fest irá contar com shows de Tuta do Acordeon, Cléuton Dantas e Marcos Brasil. Venha fazer parte dessa história.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR