A Diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz de São Raimundo Nonato Nilvania Nascimento concedeu entrevista a Rádio Cultura FM onde falou sobre a mudança na gerência do Hospital, que era gerido pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e retornou para a responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI). O jornalista Gercílio Magalhães comandou a entrevista.

Segundo Nilvania, o Hospital voltou a ser gerido pela SESAPI no dia 01 junho. “Com essa mudança de gerência o Hospital ganha mais oportunidade em gerir os próprios recursos, garantindo assim uma maior resolutividade em todas as questões burocráticas. Quando conseguimos gerenciar, podemos implementar o que estamos vendo de perto, assim o Hospital poderá avançar mais”, sinalizou.

O jornalista Gercílio Magalhães questionou Nilvania sobre recursos provenientes de emenda parlamentar do agora Senador Marcelo Castro para reforma e ampliação do Hospital e ela afirma que os recursos já estão disponíveis. “Esse recurso já chegou e é uma realidade, foi uma busca do ainda Diretor Rogério Castro. Os recursos serão utilizados para aumentar o número de leitos, as salas de cirurgia passarão por reformas para que estejam dentro das normas para melhor atender a população. Já houve a licitação, para que em breve seja dado início as obras”, pontuou.

Nilvania ainda falou sobre o atendimento com médicos especialistas no Hospital Regional. “Hoje nós contamos com 04 ortopedistas, reduzindo assim mais de 50% as transferências para Floriano. Contamos com atendimento de Dermatologista a cada 15 dias nas terças e quartas. Contamos com mais um ultrassonografista e outro para ficar sob aviso para aquelas ultrassonografia de urgência. Na pediatria, temos a Dra. Normélia e o Dr. Auricélio, que são plantonistas para atender aqueles que estão internados no Hospital”, disse.

A Diretora foi questionada para falar sobre a realização de tomografia computadorizada no referido Hospital Regional. “Sobre essa questão, o Secretário de Saúde disse que já assinou contrato com uma Empresa de São Paulo para mais de 150 laudos de tomografia. A Tomografia funcionará em casos de urgência, ou seja, o paciente que estiver internado ou na UPA poderão realizar o exame e a partir deste mês, os exames funcionarão com os respectivos laudos.

Para finalizar, Gercílio falou sobre a redução da mortalidade de recém nascidos no Hospital e Nilvania disse que os resultados graças a Deus são muito bons e com o trabalho que vem sendo realizado, houve uma redução drástica no que diz respeito a mortalidade de recém nascidos. “O Dr. Renato Lima da UNICAMP, realizou um treinamento junto com nossa equipe e foi bastante satisfatório. Tínhamos 12 óbitos neonatal por ano e agora houve uma redução de mais 50%, caindo para 05 óbitos. Estamos trabalhando muito para que possamos reduzir a zero”, finalizou.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR