Publicação é considerada uma das maiores da Europa.

O fotojornalista pernambucano André Pessoa, 49 anos, que desde o início de década de 1990 trabalha na região de São Raimundo Nonato, documentando os parques nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões, além das pesquisas da Fundação Museu do Homem Americano, publicou hoje em Munique, capital da Baviera, num dos maiores jornais da Europa, seu trabalho fotográfico sobre os estudos e experimentos para combater o vírus.

As pesquisas científicas são desenvolvidas na cidade baiana de Juazeiro pela empresa Moscamed. O texto da reportagem é assinado pela jornalista suíça Von Anke Fossgreen, no jornal Suddeutsche Zeitung, que tem circulação de mais de 430 mil exemplares e é considerado o maior jornal diário da Alemanha. Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus.

O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a Polinésia Francesa no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países. Segundo o historiador Uwe Weibrechet essa é a primeira reportagem de uma série que será publicada na Europa nas próximas semanas, tanto sobre as pesquisas do vírus Zica, mas principalmente sobre as riquezas naturais e científicas do Piauí.

Uwe coordenou no mês de março uma press trip, ou viagem de imprensa ao Brasil, com 12 jornalistas da Alemanha, Áustria, Suíça e Estados Unidos. O grupo percorreu mais de mil quilômetros no Piauí visitando os parques nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades, além do Delta do Parnaíba e litoral do Piauí.

Os repórteres também conheceram projetos em Teresina e tiveram encontros com pesquisadores e autoridades, entre eles o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho. “Esperamos que nas próximas semanas o Piauí ganhe forte destaque na Europa com a publicação de uma série de reportagens em jornais, revistas, rádios e sites desses países, contribuindo assim para a divulgação das riquezas, belezas e de todo o potencial do Piauí nessas áreas”, finalizou Uwe Weibrechet. (Agência Raízes do Piauí).

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR