Em uma coletânea de belezas do Piauí, o repórter Francisco José mostra belezas desconhecidas por muitos piauienses na edição desta sexta-feira (15) do Globo Repórter. As matérias mostram riquezas naturais, como a Capadócia do Piauí e o ecoturismo do Estado.

A edição mostra com riquezas de detalhes o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Serra da Capivara, a Capadócia do Piauí, uma reserva em José de Freitas e a energia eólica produzida no Piauí, na divisa com o Pernambuco.

Capadócia no Piauí | FOTO: André Pessoa

Para Francisco José, o Piauí é um destaque regional. “O Piauí é o estado mais bonito da região Nordeste. Não é porque eu queira, simplesmente, elogiar o Piauí. É porque é uma realidade. O Piauí tem parques nacionais desde as nascentes, depois a Serra da Capivara, a Serra das Confusões, Sete Cidades, o Delta, o Cânion. Já fiz um Globo Repórter sobre o Rio Parnaíba da Nascente até a Foz. Nós fomos até o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que até hoje não tem vias de acesso e turismo. Mostramos cachoeiras belíssimas no Parque. Além disso tem a Serra da Capivara, mostrando as onças, que chegam até povoados porque diminuiu muito a caça”, exemplifica.

Capadócia no Piauí | FOTO: André Pessoa

A Serra da Capivara, por exemplo, guarda grandes segredos. “Quando vi, disse que era a Capadócia Brasileira. O que achei mais interessante não foi apenas a beleza do lugar, que parece a Turquia. O que achei impressionante é que as guardiãs são duas idosas, irmãs, de 80 anos, que moram lá, ao lado. São as principais personagens dessa matéria. Elas não querem sair de lá de jeito nenhum”, acrescenta jornalista.

Francisco José já fez 102 Globos Repórteres, destes, 11 foram feitos no Piauí. “O Delta do Parnaíba já entrou em quatro Globos Repórteres que fizemos. Também fizemos Sete Cidades. Tanto que sou cidadão piauiense! A Deputada Margarete me deu esse título de cidadão. Uma das coisas mais bonitas que não está nesta edição é o Cânion do Poty”, aponta.

Para André Pessoa, repórter e colaborador do Jornal Meio Norte, participar da produção do especial foi positivo. “Tudo começou após uma postagem no grupo Pense Piauí. Um especialista em agronegócio, Roberto Nascimento, postou algumas fotos sobre a cidade encantada das pedras. Sugeri um Globo Repórter e comuniquei ao Francisco José. Eles tiveram um acidente nas nascentes, o drone deles caiu e danificou. O Francisco ligou pedindo socorro, então voltei para fazer imagens aéreas. Foi meu primeiro trabalho com drones aqui no Brasil. Mostramos as belezas daquela região. Além de uma série de imagens de onças”, finaliza.

Deixe seu comentário
FONTELucrécio Arraes - Meio Norte
COMPARTILHAR