O dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto e para comemorar a data, os alunos das escolas municipais de São Raimundo Nonato realizaram encenações teatrais, danças, contos dentre diversas outras atividades. Além de ser um momento de desconcentração, foi um momento de muito aprendizagem, é o que afirma a Secretária Municipal da Educação, Silmara Oliveira:

Sabemos que o folclore é um costume que vai passando de geração para  geração e inclui todo um conjunto de manifestações culturais, que vão desde encenações teatrais a provérbios, então, para que as crianças entendam a nossa cultura e a importância da data, a aula foi feita de forma dinâmica, realizando um momento de aprendizagem e descontração”. Afirmou a gestora.

Na Unidade Escolar Madre Lúcia os alunos do programa Mais Educação fizeram uma cantiga de roda e houve brincadeiras, contos, parlendas, adivinhas e músicas. Na Unidade escolar Rosa Teixeira de Castro os alunos fizeram a cantiga de roda: A linda Rosa Juvenil, apresentaram a lenda do boto, parlendas e trava-línguas. Na Unidade Escolar Fontinele o projeto “30 Minutos de Leitura”  foi todo dedicado a questões folclóricas.

Sobre o Folclore: O que é?

O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.

As principais lendas e ritos do folclore brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça. Muitas dessas lendas são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma “sereia da Amazônia”, que remete às sereias da mitologia grega, narradas por Homero, na Odisseia.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR