Créditos: ASCOM/PMSRN

São Raimundo Nonato realiza mais testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 do que a média do estado do Piauí. A comparação foi feita pelo Portal O Sertão a partir de dados disponibilizados pela Prefeitura e pela Secretaria de Estado de Saúde do Piauí em seus respectivos painéis epidemiológicos.

O município com cerca de 34.710 habitantes, segundo o IBGE, realiza 54 testes a cada 1.000 (um mil) habitantes, enquanto o Piauí, com 3.195.000, realiza cerca de 25 testes a cada 1.000 (um mil) habitantes. A Secretaria de Saúde Municipal informa que já realizou cerca de 1.886 exames (rápidos/laboratório), portanto, 5,4% da população já foi testada.

“O Município tem adquirido testes rápidos no intuito de ampliar a nossa capacidade de testagem e resposta à doença. Os testes são um importante aliado para pensarmos políticas que reduzam o potencial de disseminação da Covid-19. Mostra que estamos conseguindo localizar a doença e tratar o foco de disseminação”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior.

Os testes rápidos verificam a resposta do sistema imunológico ao coronavírus, a partir da verificação de anticorpos criados para combater a doença. O exame detecta o vírus uma semana após a pessoa ter entrado em contato com ele. Já o exames RT-PCR – transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, na sigla em inglês –, que é mais detalhado e identifica o vírus no período em que está no organismo a partir de análise molecular.

Por que é tão importante fazer testes?

Fazer testes para detectar a Covid-19 permite:

  • avaliar a situação em tempo real, para tomar as decisões corretas (como as de abertura da economia ou de lockdown);
  • identificar quem está doente e isolar, o mais rápido possível, o infectado e todos os que tiveram contato com ele. O isolamento social dos contaminados é uma forma de frear a transmissão.
“A testagem ampla é importante, porque dá um panorama imediato da doença”, afirma Lahr. Segundo ele, com um número tão baixo de exames, não é possível tirar qualquer conclusão sobre a progressão da Covid-19.
_
A doença pode ser mais facilmente controlada se os infectados forem identificados e isolados. Analisando os exemplos de outros países, como a Alemanha, percebe-se um padrão: quando a população começa a ser testada em massa, o número de óbitos passa a cair. Resumindo: quanto mais testes, menos mortes.
Deixe seu comentário
COMPARTILHAR