Com a curva achatada, o município de São Raimundo Nonato está há cinco dias sem registrar novos casos para o novo coronavírus e tem 80% dos pacientes curados. Motivo de fé e esperança para a população do município.

O que chama a atenção é que oposicionistas ao governo municipal tentam implantar a “falsa” preocupação com os dados e tentam desacreditá-los a todo instante. Um jornalista, usa do sua liberdade de expressão e do seu veículo de informação para atacar a Prefeita Carmelita Castro e o Deputado Hélio Isaías acusando-os de omitir “a real” situação do município referente aos casos de coronavírus.

É aquele tipo de politicagem da época do Antônio Carlos Magalhães, que torcer pro quanto pior, é melhor. Seria um torcedor do vírus? Seria um torcedor para que um dos pacientes entrem em estado grave? É a torcida para quem? Torcer para contra a vida de uma pessoa, apenas para culpar alguém? Esses questionamentos surgem na insistência que este cidadão tem em “relatar” que os dados não são verdadeiros.

Usa de uma pesquisa divulgada na data de hoje, 11 de maio, para tentar causar terror na população e desinformar, o que é pior. As sub-notificações existem em todo o Brasil, e a pesquisa traz uma estatística do que “provavelmente” pode haver, ou não, pois é estatística.

DADOS DA PESQUISA ESTIMATIVA

Segundo Batista Teles, diretor do Instituto Amostragem, a taxa de contaminação do Piauí está em aproximadamente de  0,5239% o equivaleria a 17.148 pessoas infectadas pelo coronavírus se projetado o percentual na população do Piauí segundo o censo do IBGE de 2019.

“É um dado que nos deixou alarmados porque na pesquisa anterior nós tínhamos estimado 3.800 casos e agora nós estimamos 17.148 mil, quatro vezes e meia acima do que foi encontrado antes”, explicou Batista Teles.

COMENTÁRIO

É importante e preocupante que os dados “estimem” um dado elevado ao número de casos de infectados. Mais importante ainda, descrever estes quantitativos de forma transparente para informar a população. Primeiro as coisas primeiras.

O que fica subentendido é que São Raimundo Nonato ganhou torcedores do vírus e que a recuperação das pessoas passou a ser um dado ruim para aqueles que tentam achar um culpado no município. O Ministério Público é logo ali, fica a dica. Porque não pedir uma investigação em relação aos dados divulgados, já que estão descrentes? É preferível desinformar e causar terror?

Em meio a esta crise sanitária, há a necessidade de união para reforçar a luta contra o inimigo comum, que é o coronavírus. A política sorrateira, deixemos para o período eleitoral, pois é lá que estarão montados os palanques e os torcedores escolherão o seu preferido. Agora, é hora de torcer pela recuperação daqueles que ainda estão com o vírus.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR