Projeto aumentou sua capacidade de produção!

O projeto do Viveiro Mata Branca de produção e distribuição de mudas de espécies nativas do semiárido brasileiro, realizado pelo Instituto Ecológico Caatinga (IEC), ong sem fins lucrativos do município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), acaba de finalizar as obras de recuperação e ampliação da chamada “maternidade” de produção das mudas. Em janeiro passado fortes ventos associados a chuvas constantes destruíram parte da infraestrutura do projeto ambiental.

Toda a estrutura do seu principal canteiro de mudas foi refeito. As colunas originais do projeto que eram de madeira foram substituídas por concreto armado e a tela do viveiro que era amarrada e esticada através de arame, ganharam barras de ferro como num galpão.  Com isso, o Viveiro Mata Branca amplia sua capacidade de produção, oferece melhores condições de trabalho para os seus voluntários e garante a segurança de crianças e jovens estudantes que costumam visitar o projeto que fica na Serra Vermelha, zona rural de São Raimundo Nonato.

O Viveiro Mata Branca tem se destacado na microrregião, em especial na zona de entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, por suas constantes campanhas de distribuição e plantio de mudas exclusivas da Caatinga patrocinadas pela empresa Suzano Papel e Celulose. Espécies nobres como aroeira, angico, gameleira, tamboril, barriguda, ipê, gonçalo-alves entre muitas outras fazem do projeto que é totalmente sem fins lucrativos e conta com a parceria da sociedade civil organizada através de doações e de voluntários, uma iniciativa inédita na região.

Para a reconstrução de sua “maternidade” algumas empresas e instituições foram fundamentais estabelecendo uma parceria saudável com o projeto. O Museu da natureza, por exemplo, ganhou centenas de mudas para plantio nos arredores do prédio e ajudou o viveiro com a doação de parte do material. A Help Novidades através da empreendedora Socorro Macêdo mobilizou as gestoras Carmelita Castro e Michelle Cruz que fizeram pequenas doações como pessoa física. O resultado da obra já pode ser observado numa visita ao local que é aberto diariamente das 7:00 às 9:00 h da manhã. Todas as mudas produzidas no local são doadas gratuitamente.

Deixe seu comentário
FONTEAndré Pessoa
COMPARTILHAR