Brasília – Há cinco anos, Aristebluque Siqueira ficou desempregado e decidiu fazer um curso de capacitação em empreendedorismo no Sebrae. Foi aí que a sua vida começou a mudar. “Nem sabia o que era empreendedorismo”, comenta. Em São Raimundo Nonato (PI), ele participou do Curso Saber Empreender, que despertou nele a vontade de ser um profissional autônomo, enfrentar desafios, conquistar mercado e trilhar uma história de sucesso.
A partir do primeiro contato com o Sebrae, Aristebluque percebeu que podia ganhar dinheiro vendendo lanches de porta em porta, mais especialmente para funcionários de bancos e de empresas no centro da cidade que não tinham tempo de sair para comer. A ideia era atender quem não podia sair do trabalho e também fazer entregas rápidas, daí o nome do negócio: Ligeirinho Lanches.
Quando começou, ele produzia e vendia cerca de 100 minipastéis por dia. Hoje, são mais de mil unidades em opções de lanches, com cardápio variado. Além dos originais minipastéis, minicoxinhas, salada de frutas, sanduíches, bolo de pote, cuscuz, tapioca, bolinho de queijo, entre outras variedade e sucos. O empresário acredita que alavancou os negócios na cidade porque quando começou o dele havia apenas dois similares. Hoje, segundo Ligeirinho, como agora é conhecido, são 37 concorrentes em São Raimundo Nonato, que tem aproximadamente 34 mil habitantes e fica localizado a quase 600 km de Teresina, próximo da divisa com a Bahia.
Com o sucesso de vendas, ele abriu um quiosque há pouco mais de quatro anos. E, em cinco anos de trabalho, conseguiu montar uma cozinha de 100 metros quadrados, empregar três pessoas, comprar uma casa própria e uma chácara, que ele aluga para reuniões e festas. Além disso, atualmente se prepara para abrir um restaurante.
Para crescer no negócio, Aristebluque disse que ficou atento à gestão e fluxo de caixa, ouviu sugestões dos clientes e identificou como melhorar o atendimento e agradar aos seus clientes. Por conta da experiência adquirida, o empresário já ministrou cursos no âmbito do Programa Nacional de Aprendizagem Técnica (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). Ele também faz palestras a convite em bancos e escolas.
“O investimento em capacitação gerou benefícios. Fui percebendo as necessidades e exigências dos meus clientes e fazendo adaptações no cardápio para melhor atender aos consumidores”, diz Ligeirinho, que gosta de novos desafios. “Estou sempre crescendo, sou curioso, sempre atrás de novidades. Agora tenho um novo desafio, que é desenvolver um cardápio fitness”, conta o empreendedor.
Ele fala da importância do Sebrae na sua trajetória profissional. “O Sebrae foi essencial na minha vida de empreendedor porque me capacitou e me encorajou. Nem minha família foi tão parceira como o Sebrae. Eu indico e recomendo. Não é à toa que me chamam de ‘filho do Sebrae’ aqui na cidade”. Ele relata, ainda, que há seis meses conta com uma nova parceria com a instituição, que está avaliando a empresa para indicar melhorias.
SEBRAE 45 ANOS
A trajetória deste empresário e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
SERVIÇO
Ligeirinho Lanches
Cidade/estado: São Raimundo do Nonato – Piauí
Telefone: (89) 98112-7523
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118
imprensa@sebrae.com.br
Para empreendedores
Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800