Após inúmeras reclamações da população sanraimundense a Divisão Municipal de Trânsito em parceria com a Polícia Civil  desde o início do ano apreenderam mais de 30 ‘kadrons’ na cidade. A apreensão segue o cumprimento à lei do silêncio, uma legislação municipal que existe desde o ano de 2013 e proíbe a utilização de equipamentos que emitam sons acima dos 45 decibéis.
.
A descarga conhecida como ‘Kadron’ é um escapamento que provoca barulho perturbador. O equipamento é proibido pelas leis que regem o trânsito no Brasil.
.
Segundo o coordenador de Trânsito Maxnandro Sá, as apreensões vem acontecendo rotineiramente devido as reclamações dos cidadãos. Ainda de acordo com ele, motociclistas que possuem seus veículos equipados com escapamentos tipo kadrons são abordados, notificados, e alguns têm até suas motocicletas retidas. Ressalta ainda, que os condutores de motocicletas equipe suas motos com rabeta, placa, farol, retrovisores além de usar os equipamentos de segurança.
.
Os ‘kadrons’ podem emitir sons com potência acima dos 120 decibéis, potência quase três vezes superior ao permitido. A adulteração no escapamento do veículo está caracterizada no artigo 230 (inciso XI) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.” A prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.
.
Deixe seu comentário
COMPARTILHAR