Semana do Meio Ambiente terá extensa programação ambiental e cultural na Serra da Capivara e área de entorno da reserva com lançamento do filme Niède, de Tiago Tambelli!!!

O Parque Nacional Serra da Capivara, que abriga a maior quantidade de pinturas rupestres e os mais antigos vestígios de ocupação humana nesse trecho do Brasil, comemora na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, o seu aniversário de 40 anos com um imenso evento que se prologará até o domingo, dia 9. A programação traz uma série de atividades ambientais e culturais, homenagens, atrações artísticas e a intensa participação das comunidades da zona de entorno da unidade de conservação que fica entre os municípios de Brejo do Piauí, João Costa, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, na região sudeste do estado.

O ponto alto do evento será a avant premiere do filme longa metragem Niède, do cineasta paulista Tiago Tambelli, na Serra da Capivara.  Serão duas sessões para o lançamento da película no Piauí: dia 5 junho às 19:00h no anfiteatro da Pedra Furada, e no dia 6 junho às 19:00h em praça pública na cidade de São Raimundo Nonato. A Prefeitura do município espera reunir um grande público para assistir o filme que conta a história da arqueóloga Niéde Guidon e que participou recentemente da mostra competitiva do Festival Internacional É Tudo Verdade, em São Paulo.

A festa dos 40 anos vem sendo organizada pela chefia do parque nacional com apoio da CR5, que coordena as unidades de conservação federal nessa área do país. O evento pretende fazer a inclusão dos 4 municípios com atividades nas zonas urbana e rural. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através do colegiado do curso de Ciências da Natureza e Arqueologia e Preservação Patrimonial vai desenvolver um projeto na cidade de Brejo do Piauí. Outra instituição federal de ensino, o IFPI campus São Raimundo vai desenvolver atividades no município de João Costa.

Instituições como o Museu da Natureza, Museu do Homem Americano, Instituto Olho D’ água, Instituto Ecológico Caatinga, ESAERO, Instituto Moleque Mateiro do Rio de Janeiro e vários outros parceiros estão envolvidos na organização do evento e programaram diversas atividades durante as comemorações de aniversário da Serra da Capivara. A iniciativa privada também apoia a realização dos eventos. Empreendimentos como a Cerâmica Serra da Capivara que produz a famosa peça com figuras rupestres e a Help Novidades que está produzindo as camisas com o selo comemorativo aos 40 anos do parque nacional.

Grande parte das atividades serão concentradas no circuito conhecido como Boqueirão da Pedra Furada (BPF), área do Parque Nacional Serra da Capivara. Ali fica o Centro de Visitantes onde acontecerão atividades de palestras, projeção de filmes, debates etc. No anfiteatro da Pedra Furada vão acontecer solenidades especiais como a abertura dos festejos, entrega de comendas e títulos, projeção do filme longa metragem Niède, a exposição O Imaginário do Homem Pré-Histórico em Argila do artista Girderlindo Paes Landim com curadoria de Cristovão Braga, entre outras.

Entre os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de junho os turistas e moradores da microrregião que desejarem conhecer o circuito turístico do BPF no interior do Parque Nacional Serra da Capivara serão isentos da obrigatoriedade da contração de um condutor de visitantes. Os passeios serão guiados de forma voluntária, sem custos. O ICMbio também vai contar com dezenas de voluntários, com brigadistas, com os condutores de visitantes e muitos e muitos outros colaboradores.

Deixe seu comentário
FONTEDe André Pessoa para o Portal O Sertão
COMPARTILHAR