O Parque Nacional da Serra da Capivara (524 Km distante de Teresina) foi destaque mais uma vez na Rede Globo. Na tarde desta sexta-feira (13/10), o quadro Tô de Folga, do telejornal Jornal Hoje, mostrou as belezas pré-histórica existentes no berço do homem americano, no Sul do Piauí.

Baixão das Andorinhas, no Parque Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Foto: Jornal Hoje/TV Globo )

A reportagem conduzida pela repórter Cláudia Gaigher, inicia na capital piauiense, Teresina, exaltando sua beleza natural. Partindo à São Raimundo Nonato, cidade que sedia o parque, a repórter mostra “uma viagem sensorial” no museu do homem, que atualmente conta com painéis de led, interativos, tudo produzido com a mais alta tecnologia.

“A gente pode se sentir meio arquélogo com tudo isso, porque é uma experiencia que te convida a descobrir. Como num videogame, a gente passa passa aqui pelas fotos de satélite aqui nessa mesa, e a gente ver um pouquinho de cada um dos mais de um mil sítios arquelógicos”, explica a repórter sob uma tela touch screen.

Dos fosseis as pinturas rupestres, a composição de imagens fruto de um longo trabalho de descobertas arqueológicas, revelam um estado pioneiro até nos passos da humanidade. “Conseguimos então demonstrar que o homem tinha chegado ao Piauí antes de chegar a Bering”, disse Niede Guidon, arqueóloga.

O baixão das andorinhas, eleito pela jornalista como um dos lugares mais impressionantes do parque, tem suas rochas deformadas por conta dos movimentos das placas tecto nicas. O local, ao longo dos anos teve sua lapidação realizada de forma natural com a erosão do tempo.

“As pedras parecem pintadas a mão, as cores variam de acordo com os minerais acumulados”, pontuou a repórter.

Deixe seu comentário
FONTEOito e Meia
COMPARTILHAR