O Secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato André Landim esteve na tarde de quinta-feira no povoado São Vítor para realizar mobilização dos moradores  para o curso de Turismo Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. A mobilização é feita através de apresentações e conversas de incentivo para que as pessoas estejam interessadas a participarem do curso.

“Essa reunião teve um saldo totalmente positivo. Estamos levando mais conhecimento ao homem do campo”, disse Landim.

Para entender o que é turismo rural, é preciso destacar os aspectos do meio rural, como propriedades de médio e pequeno porte, produção de subsistência com certos excedentes, técnicas agrícolas relativamente rudimentares, maior contato entre homem e natureza, características do campesinato (pouco ou sem mecanização), entre outras.

Também é importante lembrar que o turismo rural explora e “capitaliza” o meio presente no espaço, gerando mais uma fonte de renda no campo, além da produção agrícola e pecuária. Haverá, portanto, uma outra opção de geração de renda e diversificação do mercado, no que tange ao comércio e serviços que, por ventura, possam valorizar a produção artesanal, básica nesses meios, como por exemplo: lamparinas, ferramentas, ou objetos de decoração. Enfim, com a possibilidade de acréscimo no fluxo de pessoas de outros espaços econômicos, o turismo rural estimula o consumo nas áreas onde ocorre, desencadeando o tradicional efeito multiplicador da atividade turística.

“Dessa forma, o turismo rural poderá gerar empregos para a mão de obra local, fazendo reverter ou atenuar, em certos casos, o processo de êxodo rural, sobretudo dos jovens, já que não precisam migrar para os grandes centros em busca de empregos, além de estimular a produção local, que está diretamente ligada a uma série de atividades produtivas, tais como produtos agrícolas, vestuários específicos, construções e serviços públicos, transporte e seguros. Consequentemente, gerando fonte de renda, maior circulação de capital e maior arrecadação com impostos (relacionados ao crescimento da atividade comercial)”, explicou o secretário.

Flash de Luan Ribeiro – Da Redação

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR