A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raylena Alencar, esteve na Agência de Previdência Social do INSS do centro de Teresina, ao lado do secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha Portal. O objetivo do encontro foi verificar o andamento das perícias médicas realizadas no mutirão solicitado pela OAB-PI.
A secretária-geral da OAB-PI destacou o impacto do mutirão no atendimento de quem precisa dos benefícios previdenciários. “Estamos vendo a fila reduzir e várias pessoas atendidas, com uma excelente prestação de serviço, diversos médicos já chegaram aqui para esses atendimentos”, frisou Raylena Alencar.
A Presidente da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí, Patrícia Ribas, também esteve presente na vista. “Esse mutirão veio para trazer justiça a quem mais precisa, os beneficiários”.
DIALOGO ENTRE INSTITUIÇÕES
Na oportunidade, aconteceu uma reunião com servidores, o gerente executivo do INSS, William Machado, e a chefe de perícias no Piauí, Ana Lúcia, para tratar demandas da sociedade e da advocacia previdenciarista piauiense.
Ao ser questionada sobre a reunião, Raylena Alencar disse que foram feitas diversas solicitações para que o tempo de espera pelas perícias sejam reduzidos em todo o estado.
“Hoje pautamos algumas questões do interior do estado, solicitamos um regime de mutirão de urgência para São Raimundo Nonato e a abertura de vagas para as perícias médicas que se encontram fechadas. E nós seguimos com esse trabalho, com o nosso compromisso social com a advocacia e a sociedade piauiense”, explicou.
A secretária-geral da OAB Piauí, ainda agradeceu as instituições pelo pronto atendimento das demandas da advocacia. “Agradecendo a presteza da Secretaria de Previdência, que se fez presente no mutirão, e a recepção do INSS e da chefia de perícias médicas para buscar de soluções para os nosso pleitos”.
O secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha Portal, destacou que a reunião foi uma oportunidade para discutir soluções para as demandas da Advocacia do estado.
“A reunião foi uma oportunidade muito interessante para discutir os problemas e encontrar soluções. A minha visita ao Piauí traz boas notícias em relação à expansão das perícias no estado, a implementação da telemedicina e o uso do AtestMed, uma ferramenta que permitirá que o benefício por incapacidade seja obtido em um curto espaço de tempo”, falou Adroaldo Portal.
Já o gerente executivo do INSS no Piauí, William Machado, frisou que o debate entre as instituições possibilita um melhor alinhamento das ações em busca de um melhor atendimento a advocacia previdenciárias e a sociedade piauiense. “Esse debate entre as instituições possibilita a união de esforços para podermos realizar esses trabalhos de mutirões e atendimentos. Então, é extremamente proveitoso, discutimos vários assuntos e alinhamos trabalhos futuros”, disse.
PRESENTES
Estiveram presentes na visita à Agência do INSS: a Presidente da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí, Patrícia Ribas; a secretária-geral da Subseção da OAB-PI em Altos, Camila Mesquita; o Secretário Adjunto da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Henrique Fernandes; e a representante do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário no Piauí, Marielle Barros.