A Prefeita Carmelita Castro decretou no último dia 23 de março por Lei Orgânica Municipal a formação do 1° Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). O decreto n° 24/2018 foi publicado no Diário Oficial do Município no dia em que foi criado e passa a valer desde o ato da sua publicação.

O CMDU faz parte do Plano Diretor Municipal aprovado na última quinta-feira (19) e é composto por onze membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo seis deles representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil com o objetivo de fiscalizar e acompanhar o assessoramento em relação as políticas urbanas.

Os seis membros do poder público devem ser compostos pelos representantes das seguintes pastas; um representante da Secretaria Municipal da Infraestrutura, um da Secretaria Municipal da Administração e Finanças, um da Secretaria Municipal da Educação, um da Secretaria do Meio Ambiente, um da Secretaria Municipal da Saude e um da Secretaria Municipal da Agricultura.

Os cinco membros da sociedade civil devem ser representados por; um membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA), um membro do Conselho da Arquitetura e Urbanismo (CAU), um membro da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Raimundo Nonato (CDL de São Raimundo Nonato, um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e um membro da Associação dos Moradores do Município.

A primeira reunião do CMDU aconteceu na tarde desta terça-feira (24) no auditório da Secretaria Municipal da Educação e lazer (Semel) e contou com representantes do bairro Santa Luzia, que aprovaram a criação de mais um órgão para desenvolver a cidade de São Raimundo Nonato.

“A ideia de ter a participação popular dentro de uma gestão, dentro de um órgão para desenvolver o município é maravilhosa e com certeza, está sendo aprovada por mim e terá a aprovação de todos aqueles que querem o bem para nossa cidade”, afirmou Luan Sérgio, representante e morador do bairro Santa Luzia.

Para o presidente do CMDU, Silverson Negreiros, a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano é uma forma de solucionar os problemas do município de forma mais rápida. “Nós vamos ajudar a desenvolver o nosso município, vamos ter o respaldo de dar diretrizes para chegar ao executivo municipal os problemas da cidade e assim procurar meios de solucionar esses problemas de forma ágil. Por exemplo, se estamos vendo a necessidade de asfaltar uma rua, então vamos levar até o conhecimento da prefeita para solucionar o problema”.

O representante da Infraestrutura, Martinho Afonso, ressaltou a importância da participação popular numa gestão: “O município tem que se organizar e a população tem que fazer a parte dela junto ao poder público, isso é de total importância para uma boa administração”.

Finalizando o encontro, o secretário municipal do Meio Ambiente, André Landim, falou sobre a necessidade de se criar esse órgão: “Uma cidade turística como São Raimundo Nonato tem a necessidade de correr atrás do tempo perdido, de se desenvolver de forma mais rápida possível para receber melhor nossos turistas e dar mais qualidade de vida para a população. Já havia passado da hora de ter um órgão desse fazendo parte da administração. Acredito no empenho de todos que compõe o grupo e com certeza o resultado do nosso trabalho é o desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o secretário.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR