Servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato tem reivindicado o pagamento do seu salário através dos meios de comunicação do município, afirmando que os mesmos encontram-se atrasados pelo período de dois meses. A reivindicação é válida e respeitada, pois não se pode trabalhar e não receber.

Para entender como é realizado esse pagamento, a reportagem procurou a assessoria da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato para esclarecer o que de fato tem ocorrido nessa situação de atraso. Os servidores acusam a Prefeitura de não realizar o pagamento, mas o recurso proveniente para isso vem através do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde, portanto a culpabilidade do atraso não é da Prefeitura municipal.

A responsabilidade da Prefeitura é fazer a folha de pagamento, com todos os direitos que os servidores tem. Essa folha estando pronta, o Secretário de Saúde do município encaminha ao Diretor do Hospital, que realiza a conferência relacionado aos plantões e horas trabalhadas por estes servidores. Após a conferência, estando tudo dentro dos padrões corretos, o Diretor retorna o documento ao Secretário de Saúde. Após esse trâmite, a folha é protocolada na SESAPI (Secretaria de Saúde do Estado do Piauí), encaminhada, solicitando o pagamento imediato dos servidores. Por fim, o Governo do Estado está apto a realizar o depósito para o pagamento.

Após a realização dessa transferência do Governo do Estado para o município, quando este dinheiro realmente é depositado, o Secretário de Saúde empenha o pagamento, sendo assim, os servidores recebem os seus proventos.

Além dessa busca, os esclarecimentos ainda reforçaram que o Governo atrasou esse repasse e a Prefeitura com dinheiro em caixa, realizou o pagamento com recursos próprios, mas dessa vez infelizmente não tem a disponibilidade do recurso. A Prefeitura ao realizar esse pagamento, fez com que os funcionários não ficassem com os seus salários atrasados.

Diante do que foi escrito acima, pode-se perceber que a responsabilidade pelo pagamento dos servidores da UPA é de inteira responsabilidade do Governo do Estado, a única responsabilidade por parte da Prefeitura Municipal é a elaboração da folha de pagamento e o empenho quando o governo realiza a transferência do recurso.

A revolta dos funcionários é válida e toda forma de protesto garantida, mas Prefeitura não é responsável pelo atraso.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR