A 12ª Coordenação Regional de Saúde abriu o Setembro Amarelo com evento envolvendo órgãos públicos, como saúde e educação, estadual e municipal, igrejas, Conselho Tutelar, instituições de ensino, ACS, Policia Militar e a sociedade Civil.

Segundo o coordenador da pasta, João Eudes, o sentido do encontro é abrir discussões e criar uma agenda para implementar ações com relação a saúde mental e evitar mortes por suicídio, que, segundo estatísticas, 90% poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem um olhar diferenciado e uma rede de serviços preparada. No Brasil são 32 mortes por suicídio ao dia. E no Mundo, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Mata mais do que o câncer e a aids.

Ainda segundo João Eudes, os 19 municípios que compreendem a 12ª Regional de Saúde, estão todos com programações alusivas ao setembro amarelo, e que a campanha deverá ser dado prosseguimento, tendo em vista a necessidade de fortalecimento das ações. Dia 20/09 já acontecerá uma capacitação sobre Saúde Mental em São Raimundo Nonato.

O evento contou com palestras proferidas pelo Soldadod Willan e a Soldada Lia, e os Psicólogos Fagner e Ingrid que usaram o tema “Seja um Gira Sol na vida das pessoas”.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR