O professor do curso de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, Rainier Miranda Brito, que também é violeiro lançou um livro sobre a viola de dez cordas afinada em realejo.
O livro se chama “Caderno de uma viola em realejo” e tem o intuito de difundir e promover a viola de dez cordas no sudeste do Piauí. O livro é um material instrucional, a ideia é que as pessoas possam se iniciar na viola com ele e tocar um pequeno repertório nordestino.
O VÁRIA foi originalmente idealizado como um arranjo de três ações: a realização dos pequenos concertos; a realização de oficinas de viola e a produção de radiofônicos. Com exceção dos radiofônicos as demais atividades do VÁRIA se tratavam de atividades presencias esporádicas e reuniões regulares de pessoas.
Perante o confinamento necessário e a incerta normalização das atividades presenciais no ano de 2020, o VÁRIA optou por adaptar suas ações ao invés de interrompê-las totalmente. Prezando pela responsabilidade e pelo respeito às medidas sanitárias a médio prazo, o VÁRIA não retomará integralmente suas atividades presencias em 2020.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO