A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias Assistência Social e Educação intensificando as múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
As atividades têm como objetivo fortalecer o envolvimento da comunidade no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikunguya.
Além do trabalho de rotina, essas ações foram inseridas nas escolas da rede estadual, municipal e nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As atividades são voltadas à orientação no combate à dengue, palestras, cuidados com o lixo, oficinas, além de mobilizar a população local para retirada de lixo.
Segundo Jussival Júnior, secretário municipal de Saúde “O evento é de fundamental importância, pois estamos preparando as crianças e jovens para serem novos colaboradores e parceiros no combate à dengue em nosso município”. Jussival também reforça que “Se cada cidadão fizer a sua parte, com certeza será possível conter juntos o mosquito da Dengue na nossa cidade” alertou.
Sintomas
Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta com início súbito, dor de cabeça, cansaço, tontura, vômitos, vermelhidão no corpo e coceira. A dengue hemorrágica tem ainda outros sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, sangramento pelo nariz, boca e gengiva e dificuldade respiratória.
A dengue hemorrágica pode levar uma pessoa à morte em até 24 horas. A principal medida para se evitar a transmissão da doença é evitar o acúmulo de água em áreas residenciais, condição propícia para a procriação do mosquito Aedes Aegypti.