Prefeito de Pilão Arcado confirmou 38 novos casos no município — Foto: Reprodução.

A prefeitura de Pilão Arcado, no norte da Bahia, confirmou, na última quarta-feira (27), 38 novos casos de coronavírus após realizar testes rápidos do distrito de Nova Holanda. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade, 34 pessoas trabalham para um consórcio que atua nas linhas de transmissão de energia. Os outros quatro contaminados são moradores da localidade.

Após a confirmação das pessoas contaminadas no distrito de Nova Holanda, a Secretaria de Saúde de Pilão Arcado divulgou balanço com total de 41 casos de Covid-19 no município. A cidade não tem registro de mortes pela doença.

Em comunicado nas redes sociais, o prefeito de Pilão Arcado, Orgeto Bastos, relatou que a gestão municipal chegou a suspender o trabalho do Consórcio Linhão T-BA-PI, gerido pela Andrade Gutierrez, mas uma liminar concedida pela Justiça liberou as atividades.

“Nós temos, em Nova Holanda, hoje, um canteiro de obras, de energia de alta tensão, do consórcio Linhão T-BA-PI. Esse consórcio traz energia de alta tensão da proximidade de Barreiras até Queimada Nova, no Piauí. Quando começamos a realizar as atividades de combate à Covid-19, uma das primeiras ações foi decretar a suspensão imediata das atividades do canteiro de Nova Holanda. Uma vez que decretamos, ficaram suspensas todas as atividades. Com o decorrer do tempo, a empresa lá entrou na Justiça, que concedeu liminar para voltar aos trabalhos. Mas, desde aquele momento que retornaram, passamos a exigir algumas medidas sanitárias a serem adotadas”, afirmou o prefeito.

Em nota, a Andrade Gutierrez garantiu que “vem tomando todas as medidas de prevenção à Covid-19, com realização de triagem diária de saúde dos funcionários, adequação dos ambientes de trabalho e ampla comunicação”. A empresa acrescenta que tem se reunido com as prefeituras das regiões para atualizar o cenário e que “a manutenção do trabalho foi devidamente autorizada pelas autoridades sanitárias”.

Segundo Secretaria de Saúde de Pilão Arcado, todas as pessoas contaminadas estão em isolamento — Foto: Reprodução.

A prefeitura, então, realizou 278 testes rápidos na comunidade, que confirmaram os 38 casos. O prefeito afirma que os trabalhadores da empresa que não são residentes de Pilão Arcado foram transferidos e isolados. Já os moradores da localidade infectados estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

“Nós realizamos 278 testes rápidos, sendo 221 em trabalhadores, servidores da empresa, e 57 em pessoas da comunidade. Tivemos confirmação de 34 trabalhadores infectados pela Covid-19, sendo 31 deles não residentes do município de Pilão Arcado, no qual a empresa nos informou que esse pessoal foi transferido para um lugar onde tem suporte de manter todos eles em quarentena. Três trabalhadores infectados têm residência na comunidade de Nova Holanda, onde estão em isolamento social. E a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um monitoramento”, garante o prefeito.

A Andrade Gutierrez afirma que os funcionários estão assintomáticos e cumprem isolamento. Eles foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lurdes e Barreiras.

Deixe seu comentário
FONTEG1
COMPARTILHAR