O pecuarista tem até o dia 30 para vacinar todo o seu rebanho contra a febre aftosa. Iniciada no último dia 1º, a vacinação acontece anualmente em duas etapas, nos meses de maio e novembro, informa Leandro Veiga, coordenador regional da ADAPI do Território Serra da Capivara.

A certificação é necessária para comprovar que o produtor está em dia com o calendário de vacinação do seu rebanho e com o serviço de defesa sanitária animal do Piauí. Criadores que não possuem animais na faixa etária exigida pela campanha, devem comparecer ao escritório da Adapi para fazer a atualização cadastral do seu rebanho.

Vencido o prazo, o criador tem até 15 de julho para comunicá-la à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí em São Raimundo Nonato, de posse das notas fiscais comprovando a compra da vacina e a relação do gado vacinado.

O criador que deixar de vacinar seus animais e não realizar a certificação poderá ser autuado, multado e terá retirado o direito de comercializar o seu rebanho. “Para a comercialização e movimentação de animais é obrigatória a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e, para a emissão, o produtor precisa estar com as vacinas em dia, tanto de aftosa quanto da brucelose”, disse Leandro Veiga.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR