Faltando praticamente um ano para as eleições municipais de 2020, o que não falta é especulação sobre possíveis candidaturas e candidatos!

Para falar sobre um hipotético cenário político para 2020 os Portais O Sertão e Catingueiro fizeram uma análise para discutir os rumos do município. Confira:

Para a oposição a tarefa é árdua. Os opositores terão que reinventar-se politicamente para tentar emplacar uma candidatura viável e competitiva para concorrer com a atual prefeita Carmelita Castro.

O candidato oposicionista deverá mais uma vez sair do seio da família Ferreira. Dificilmente não o será.

O problema do grupo que governou São Raimundo por 26, dos últimos 35 anos é encontrar um candidato com um discurso de renovação que possa empolgar o eleitor sãoraimundense.

Desgastado politicamente, o ex-prefeito Avelar Ferreira passa longe nesse quesito. Na eleição de 2016, mesmo estando com a prefeitura nas mãos, a dificuldade para articular a sua candidatura foi enorme. Por pouco, quase não encontra um vice.

Há quem diga que o melhor adversário que a prefeita Carmelita possa enfrentar, seja justamente o ex-prefeito, por um único e simples fato: Avelar não tem discurso de inovação e de renovação, além de também ter perdido inúmeros líderes políticos no município. O PSDB que hoje, diverge da atual Prefeita, deve apoiá-lo.

O ex-candidato Germir Dias publicou por meio de suas redes sociais que não deverá concorrer a nenhum cargo e muito menos apoiar quem quer que seja. Juliano Arão, que coordenou a campanha de Avelar Ferreira em 2012 e, Germir em 2016, deve lançar seu nome como pré-candidato a Prefeito ano que vem, mas há rumores que Avelar Ferreira o tem procurado para formar aliança.

No meio desses pretensos candidatos aparece a figura do Capitão Ivanaldo Santos que já manifestou publicamente o interesse em disputar a eleição majoritária vindoura. Bem articulado, Ivanaldo segue suas andanças pelo município. Volta e meia nos deparamos com postagens nas redes sociais dessas suas caminhadas.

Mesmo manifestando o seu desejo de candidatar-se, pode-se perceber que Ivanaldo não se mostra um possível adversário da prefeita, pois além de ter estado no palanque que a elegeu, é aliado do governador Wellington Dias e, por outro lado, é alinhado político-administrativo com o chefe do poder executivo. Dessa forma, dificilmente W. Dias bancaria uma candidatura que faça oposição à reeleição de Carmelita.

Quanto à candidatura situacionista, é esperado que se mantenha a chapa que venceu a última eleição.

A dupla Carmelita Castro e Beto Macêdo foram, sem nenhuma dúvida, a força que os oposicionistas da família Ferreira precisavam. Unidos, foram às ruas levando uma mensagem de mudança e de novos tempos políticos e administrativos para São Raimundo Nonato.

Foi com esse discurso que eles impuseram uma derrota inesperada ao ex-prefeito e, podem, pela primeira vez, derrota-lo uma segunda vez.

Com uma gestão diferente das que os sãoraimundenses estavam acostumados, Carmelita e Beto estão transformando as promessas de campanha em realidade. O canteiro de obras em que São Raimundo se transformou, faz com que a população crie perspectivas de dias melhores para o município.

Assim como as obras, os elogios estão pelos quatro cantos do município. A população vem manifestando o reconhecimento aos serviços realizados pela gestão de Carmelita Castro e Beto Macêdo. Por esse motivo, o desejo da maioria é que nas próximas eleições essa parceria vencedora e realizadora se mantenha.

Para além disso, inúmeros jovens já manifestaram o seu desejo de concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, a movimentação destes jovens é muito grande nas mídias sociais e, a sua grande maioria apoiará Carmelita e Beto na reeleição.

Deixe seu comentário
FONTELuan Ribeiro e Evandro Júnior
COMPARTILHAR