O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assina nesta quinta-feira (1º) protocolo inspirado no exemplo do Piauí na recuperação de aparelhos celulares. O governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, participam do evento que acontecerá em Brasília. Um total de 11 estados vão aderir ao método piauiense que reduziu o roubo e furto de celulares.
No Piauí, o programa conta com operação Interditados, busca em massa e restituição de aparelhos. No estado, mais de 7 mil aparelhos foram recuperados no período de um ano e meio.
O Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel) é uma investida contra esse crime que tem crescido nos estados.
O superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), delegado Matheus Zanatta, disse que além dos 7 mil aparelhos apreendidos, 5 mil celulares foram recuperados nos cinco primeiros meses deste ano. Houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares.
Os estados que vão adotar o método piauiense são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
O delegado Felipe Bonavides, chefe da Força Estadual Integrada, ressaltou que além dos 11 estados, outros podem aderir, já que o Piauí recebeu delegações de quase toda a federação.
“Todo o nosso método de trabalho será implantado em cada estado de acordo com a realidade e peculiaridade da região”, disse o delegado.
Felipe Bonavides ressaltou ainda que o governo federal trabalha na construção de um cadastro nacional de roubo e furto de celulares para melhorar a comunicação e ampliar a recuperação de aparelhos nos estados.