A fé de um povo externada da forma mais sublime. Assim pode ser definida a peregrinação católica que mobilizou comunidades, alimentou o sentimento de devoção e realçou o anseio cristão no município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina. Desde o dia 25 de setembro, a paróquia local realiza a peregrinação com imagens de Nossa Senhora Aparecida, festejando os 300 anos da aparição da santa no rio Paraíba do Sul.

Em cada lugar, a recepção foi marcada por emoção e muita fé. Foram 30 localidades percorridas e diversas atividades realizadas em meio a lugarejos secos e embrenhados no meio do semiárido. Ao longo da peregrinação, a imagem ficou três dias em cada comunidade, pernoitou na casa das famílias e foi carregada em procissões e carreatas recheadas de fé e esperança. Os pedidos de amparo diante da seca foram constantes.

Percorrendo estradas e caminhos, os moradores sertanejos levaram as imagens até as mais longínquas e isoladas residências. Durante os dias de peregrinação, as dificuldades deram lugar à fé. A passagem da santa superou todos os obstáculos. Também foram feitas celebrações pelo padre Amadeus Rocha, que levou a palavra de Deus e a mensagem de Nossa Senhora aos cristãos de todos os cantos inocentinos.

Nesta quinta-feira (12), a peregrinação se encerra com a chegada de todas as imagens na zona urbana do município, momento bastante esperado por toda a comunidade católica. Será o coroamento de uma missão que espalhou esperança, reavivou a fé de um povo e reacendeu a face luminosa de uma gente simples e batalhadora.

A peregrinação com Nossa Senhora Aparecida foi também um momento de integração do povo inocentino, que se confraternizou e mostrou que a fé e o sentimento de irmandade são as mais nobres virtudes de um povo.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR