O Deputado Federal Paes Landim (PTB) denunciou na Câmara dos Deputados que a água que está abastecendo a população de São Raimundo Nonato chega cm mau cheiro, amarela ou esverdeada de péssima qualidade. “O Governo do Estado se restringe a anunciar um racionamento e, como medida emergencial, a adoção de carros pipas”.
“Agora se somarmos o custo disso ao Erário – a dificuldade de uma carrada d’água chegar a cada família -, há inviabilidade desse paliativo”, criticou.
O parlamentar disse que o ideal era ter incluído o Rio Piauí no projeto de transposição do Rio São Francisco. “Com as águas do Rio São Francisco, a Adutora do Garrincho estaria hoje contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de uma grande região, a macro região de São Raimundo Nonato; o Rio Piauí seria perenizado; e a nossa região, tão seca, teria uma chance de desenvolver um verdadeiro oásis”, detalhou.
Para completar, Landim reclamou que a água do açude Petrônio Portela, que abastece a região, não é boa para o consumo humano, nunca foi, e agora, com apenas 7% de sua capacidade praticamente no volume morto, está inconsumível.
“A Bacia do Rio Piauí dista apenas 50 km da jusante da Barragem de Sobradinho, do Rio São Francisco. Como eu disse outras vezes aqui, foi um erro lastimável de grande ignorância política dos problemas nacionais e, sobretudo, de omissão da elite dirigente do meu Estado não ter incluído a Bacia do Rio Piauí, que nasce exatamente na fronteira com o Rio São Francisco, no projeto da Transposição do Rio São Francisco. O Piauí está muito mais perto do Rio e necessita tão quanto, quiçá mais do que todos os outros destinos, dessa transposição”, finalizou.