Ao tomar posse nesta terça-feira (19), o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o desembargador José Francisco Paes Landim afirmou que o TRE não vai tolerar o desequilíbrio do pleito eleitoral. Paes Landim garante que o trabalho da justiça eleitoral será cumprido sendo obedecidas todas as suas normas e legislação.

O novo presidente também informou que o Tribunal está preparado para combater a grande novidade das “fake news” analisando os fatos em si, e não as versões dos fatos. Além disso, observou que será complicada para alguns eleitores a questão do deslocamento na hora de votar, em razão da extinção das zonas eleitorais, mas que acredita que isso não influenciará negativamente no pleito.

“O processo eleitoral é de cooperação. Temos que ter a consciência de que o contraditório político é de fogo, mas apesar de ser árduo, duro e por vezes tempestivo, ele não pode desequilibrar o pleito. E é isso que a justiça eleitoral não vai tolerar. Seja por qualquer fator, político, econômico, social ou jurídico”, destacou.

O desembargador observou o fato de que as “fake news” são a grande novidade com qual a justiça eleitoral está tendo que lidar, mas que isso também não deve ser um problema.

“As fake news nada mais são do que a versão moderna de que em política prevalece mais a versão sobre o fato. Só que para os Tribunais, o que sempre vale é o fato, tanto é que no Direito nós sempre dizemos que o que prevalece são os fatos. E o Tribunal vai estar trabalhando para identificar os fatos. Assim, o trabalho não será comprometido por causa das fake news”.

Segundo o desembargador, o TRE também continua preparado para a realização de uma eleição justa e igualitária. “Porque é esse o papel do Tribunal, garantir a igualdade da justiça nas eleições”.

A posse aconteceu na sede do TRE, na zona central de Teresina, com a presença do governador Wellington Dias (PT), senador Ciro Nogueira (PP), deputados estaduais, secretários de Estado, representantes da Corte, familiares do novo presidente, além de convidados diversos.

Deixe seu comentário
FONTECidade Verde
COMPARTILHAR