O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou nesta quarta-feira (20) a liberação de R$ 11 milhões para as ações emergenciais de combate a seca no Piauí.

A liberação foi anunciada durante audiência com o governador Wellington Dias (PT), o senador Ciro Nogueira (PP),  o secretário  Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías e do deputado Antônio Félix, em Brasília.

Na oportunidade, foram tratadas respostas à crise de abastecimento d’água, principalmente nas regiões entre as divisas dos estados do Piauí com Ceará, Pernambuco e Bahia, que correspondem a 62 municípios.

“Na audiência, conseguimos o compromisso do ministro Helder de, já na próxima semana, ajudar o Piauí na liberação de R$ 11 milhões. Compreendendo a importância do pleito, foi colocado para que se possa tratar emergencialmente do atendimento humano, como nas cidades de Curimatá, São Raimundo Nonato, Jaicós, Fronteiras e em outras cidades que precisam desse atendimento”, informou Wellington.

O secretário da Defesa Civil deverá se reunir, em breve, com a Defesa Civil nacional. “Estamos em um momento difícil no estado do Piauí. O ministro [Barbalho] já sinalizou a liberação de recursos para ações emergenciais nos 40 municípios que estão com dificuldades de abastecimento nas zonas urbanas”, adiantou Hélio Isaias.

Na audiência com o ministro foi tratado ainda sobre o projeto relacionado à Adutora de Engate Rápido, em São Raimundo Nonato. Barbalho firmou o compromisso de analisar a solução proposta pelo Tribunal de Contas à Barragem de Castelo. O reservatório será o 2º maior do Piauí, com capacidade de armazenar 2,6 bilhões de metros cúbicos de água, ficando atrás apenas da Boa Esperança, em Guadalupe.

 

Deixe seu comentário
FONTECidade Verde
COMPARTILHAR