O Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, completou um ano de funcionamento na quarta-feira (18) atingindo a marca de quase 50 mil visitantes. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, garantiu prioridade para investimentos da União. Em vídeo gravado o ministro assinalou apoio para a Serra da Capivara em 2020.
“Na visita a gente teve a condição de enxergar o potencial turístico que existe na cidade de São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara, e isso nos levou ao entendimento que precisa estar nos destinos prioritários a serem estruturados no próximo ano de 2020 para que a gente possa potencializar ainda mais o número de turistas que possam visitar São Raimundo Nonato e a Serra da Capivara”, afirmou.
Na semana passada, a companhia aérea Passaredo Transportes, a 4ª maior do país, anunciou que quer operar voos para o aeroporto de São Raimundo Nonato, porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara.
Um ano de Museu da Natureza
Conciliando tecnologia, história e interatividade, o Museu da Natureza atrai visitantes de diversas regiões do Brasil e até de outros continentes como da África e Oceania.
Localizado no meio da caatinga, a estrutura em formato de concha chama a atenção pelo formato e pelas exposições dinâmicas em seu interior. Segundo a diretora do museu, a uruguaia Rosa Trakalo – que trabalha na região há 27 anos -, o local já recebeu mais de 47 mil visitantes desde sua abertura.
“Por aqui passam públicos de diversos estilos incluindo pessoas que frequentam museus de história natural mundo afora que ficam encantadas aqui e dizem que não deixa nada a desejar aos grandes museus. Podemos até ser superados em tamanho, mas a nível de acervo e interatividade, não deixamos a desejar”, explicou.
Além dos visitantes piauienses o Museu da Natureza tem recebido pessoas de outros estados nordestinos, principalmente Bahia e Maranhão. Visitantes de São Paulo e Minas Gerais também estão entre os que mais visitam o Parque. Além dos europeus e norte-americanos, outros turistas visitaram o museu desde a sua inauguração como pessoas da Costa do Marfim e Nova Zelândia.