Viagem deixou profissionais impactados com a riqueza da região!

Um grupo de médicos brasileiros que participavam de um seminário em Teresina decidiram se deslocar 525 quilômetros até a cidade de São Raimundo Nonato para conhecer, de perto, todas aquelas belezas naturais e culturais que já tinham visto pela tv, jornais, livros, sites, revistas e publicações científicas. A viagem, apesar de extremamente rápida, foi um sucesso e deixou os especialistas em medicina impactados com todo o potencial e diferencial do parque nacional.

A sugestão de trazer os médicos ao Parque Nacional da Serra da Capivara foi do doutor Luiz Airton, Diretor do Instituto de Mama do Piauí, reconhecido pelo seu trabalho na área da mastologia e por sua militância política. Airton foi candidato a Vice-governador do Piauí, pelo PV, nas últimas eleições de 2018.

Após um dia intenso de visitas na Serra da Capivara e ao Museu da Natureza, na zona de entorno do parque, o grupo de médicos com profissionais do Brasil inteiro foi recebido pela prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (PP), que ofereceu aos convidados uma breve apresentação cultural do Grupo Brilho do Sol que tem entre seus componentes estudantes de graduação dos cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus de São Raimundo.

Quem também prestigiou o evento cultural com a presença dos médicos foi a deputada federal Margarete Coelho e a nova secretária estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí, jornalista Sádia Castro. No entanto, quem definiu o encontro de forma mais simbólica foi Nayler Castro, secretária da Prefeitura de São Raimundo Nonato que recebeu os convidados com um convite na ponta da língua para que retornem à cidade no mês de julho para conhecer o Festival Ópera da Serra da Capivara no anfiteatro da Pedra Furada e também a versão urbana do evento chamado de Ópera na Cidade – eventos que movimentam o calendário cultural do Piauí.

Para finalizar o encontro, os médicos assistiram a uma pequena explanação sobre a biodiversidade da Caatinga, suas riquezas naturais e culturais e a importância de se preservar esse Bioma exclusivo do Brasil. A noite foi encerrada com um jantar servido à céu aberto com comidas típicas do sertão, com direito a sobremesa com doce e requeijão Cardoso.

Deixe seu comentário
FONTEDa Redação - Flash de André Pessoa
COMPARTILHAR