O Sistema Único de Saúde – SUS, Instituído pela Constituição Federal de 1988, tem como princípio fundamental o direito de todos os cidadãos do país ao atendimento digno de suas necessidades de saúde, e hoje representa uma conquista social definitiva. Em consonância com as diretrizes do SUS, foi aprovada a Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individuais como coletiva, e tem por objetivo ofertar à população medicamentos com garantia de qualidade comprovada e ainda sensibilizá-la quanto ao seu uso correto e racional.

A gestão adequada da Assistência Farmacêutica possibilita a otimização e racionalização de recursos financeiros e disponibiliza ferramentas fundamentais para o cuidado com a saúde.

O medicamento é o instrumento terapêutico mais utilizado, ele assumiu o papel na prática médica como ferramenta, resultado final do processo diagnóstico, é o contato mais direto do serviço com o usuário e é o símbolo do desejo de modificar o curso natural da doença.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR