Um total de R$ 7.590.591,00 foi liberado pelo ministério da Saúde para 17 municípios do Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara, que inclui, entre outras, as cidades de São Raimundo Nonato e São João do Piauí, as mais populosas dessa região do estado. “Um dos principais objetivos do meu mandato tem sido a busca por investimentos que façam a diferença na vida das pessoas. Estou muito feliz por contribuir efetivamente na melhoria da assistência à saúde para centenas de famílias que vivem nesta região. “, comemorou o senador.

Os recursos para que os municípios apliquem na saúde de seus cidadãos foram liberados graças à ação parlamentar do senador Ciro Nogueira, cuja atuação assegurou verbas destinadas à saúde em 216 dos 224 municípios do Piauí.

Além de São Raimundo Nonato e São João do Piauí, o aporte financeiro para melhorar os serviços de saúde vai beneficiar as populações das cidades de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Guaribas, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca.

Os recursos são parte de um total superior a R$ 85 milhões liberados para municípios de todas as regiões do Piauí, o que vai assegurar a manutenção de unidades de saúde básica ou especializada que integrem o Sistema Único de Saúde, ou seja, para fazer funcionar unidades de saúde, com procedimentos ambulatoriais de consultas e exames.

Com esses recursos, as cidades da região da Serra da Capivara poderão manter melhores serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, de modo a haver mais qualidade no atendimento médico-hospitalar e ambulatorial das pessoas em suas comunidades.

Conforme as normas do ministério da Saúde, o recurso liberado agora não pode ser utilizado em obras de reformas em unidades básicas de saúde, nem para aquisição de medicamentos. Para essas duas ações existem dotações orçamentárias próprias.

Ao falar sobre a liberação dos recursos para municípios da Serra da Capivara, Ciro Nogueira disse que isso representa bem mais que o valor financeiro que chega às Prefeituras. “É qualidade de vida, em resumo, porque há mais condições de as pessoas terem um atendimento médico mais eficiente e perto de onde elas vivem”, destacou.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR