Em 15 de Julho de 1937, nasceu Henrique José Neri, filho de Otávio José Neres e Lavínia Maria Neres, nasceu e cresceu na Localidade Cascavel, Zona Rural de São Lourenço do Piauí. Um filho amoroso, zeloso e cuidadoso com seu Pai e sua Mãe e um amigo e protetor dos seus irmãos e irmãs.

Casou-se em 18 de junho de 1959 com Dona Joana Evangelista Neri, sua fiel companheira de longos 60 anos. Desta bela união abençoada por Deus tiveram 7 filhos, Maria de Fátima, Otávio Neto, Ivonete, Raimunda, Carlos Henrique, Maria Gorete e Henrique Junior.

Agricultor nato, jamais abandonou suas raízes, o que ele mais gostava de fazer era cuidar da criação e zelar da plantação no Sítio Boa Esperança no Povoado São Vitor, foi comerciante, Professor e sempre teve fortes convicções políticas.

Aos 42 anos de Idade foi nomeado Professor de Alfabetização em tempos bastante remotos quando a educação não era prioridade pra maioria das famílias pobres da época. Com muita luta e determinação, concluiu o Ensino Médio em 1983 através do Projeto Logus II, viajando diariamente num Burro Selado por 50 km, no trajeto de ida e volta para São Lourenço do Piauí. As conquistas na área da educação foram as que mais o orgulharam, pois sempre acreditou que só se alcança o desenvolvimento através do conhecimento e essa cultura de estudar ele transmitiu para todos os seus descendentes diretos da nossa Família.

Foi Presidente da Agência do IAPEP de São Raimundo Nonato, Sindicalista e o maior Assessor Técnico Voluntário Direto na Fundação de mais de 50 Associações por toda a Zona Rural do Município.

Foi eleito Vereador de São Raimundo Nonato por 2 Mandatos entre 1992 ao ano 2000 e Presidente da Câmara Municipal, com uma conduta impecável, defensor das Boas Práticas de Gestão Pública e Ferrenho no Combate à Corrupção. De 2000 a 2004 na Gestão do Ex Prefeito Avelar Ferreira, foi Secretário Municipal de Agricultura.

Sua dedicação de levar momentos de felicidade a cada Mãe da grande região de São Vitor durante 16 anos consecutivos, a  tradicional festa do dia das Mães sem dúvidas foi uma das maiores ações sociais da nossa microrregião com o apoio de amigos e amigas das mais diversas regiões e municípios. O respeito e o carinho de todas essas mães sempre o deixaram muito feliz e sempre que realizava essa festa pra ele era um renascimento.

Conhecedor da história da região, por ser um dos pioneiros do Povoado São Vitor e pela sua facilidade com as palavras, sempre era procurado por estudantes de diversos níveis, desde o primário a Doutores de Universidades, sempre os recebendo com muito carinho, contando boas histórias e os incentivando a aprender cada vez mais, pois a educação foi sua Bandeira durante a vida inteira.

No ano de 2019, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito da Caatinga, pelos relevantes serviços prestados a São Raimundo Nonato, por indicação da Prefeita Carmelita Castro.

Pai Amoroso, Marido Exemplar,  Carinhoso com seus netos e bisnetos,  Amigo dos Amigos, Homem Caridoso, Católico Praticante, deixou seu nome na História e jamais será esquecido por todos da família e amigos.

Deixe seu comentário
FONTEInformações da Família
COMPARTILHAR