Vista do Vista do Parque Estadual da Serra do Santo Antônio

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), deu mais um passo na implementação medidas capazes de atender o processo de desenvolvimento, sem contudo, comprometer a conservação do valioso patrimônio ambiental do estado.

Três novas unidades de conservação foram criadas no Piauí, garantindo “o uso admissível dessas áreas, que são ecossistemas naturais de importância regional ou local, compatibilizando com os objetivos de conservação da natureza”, como afirma a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro

As novas unidades criadas foram:

Parque Estadual da Serra do Santo Antônio, situado no Complexo Vegetacional de Campo Maior, totalizando uma área aproximada de 3.664,03 hectares.  A região é marcada por grande diversidade de ecossistemas resultante dos contatos entre diferentes tipologias vegetais, destacando-se a presença de muitas áreas de encrave e de tensão ecológica de elevada relevância biológica e paisagística, apresentando-se ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Área de Relevante Interesse Ecológico-ARIE da Lagoa do Portinho, fica localizada nos municípios de Parnaíba e Luís Correia com características naturais extraordinárias, abrigando exemplares raros da biota regional. A área de pequena extensão, tem pouca ou nenhuma ocupação humana, totalizando uma área aproximada de 3.731,7916 hectares.

Área de Proteção Ambiental-APA da Lagoa de Nazaré, localizado entre os municípios de Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí, tem uma área aproximada de 9.279,8288 hectares. A importância ecológica desta área se dá por ter domínio vegetacional singular, apresentando ampla variação geomorfológicas e de flora, sendo ainda, local de reprodução de muitas espécies.

A criação dessas Unidades de Conservação foi precedida de estudos e audiências públicas contando com a participação de comunidades e representantes de instituições públicas e organizações não governamentais, realizadas ao longo do ano de 2018.

Atualmente, o Piauí possui 12,41%, do seu território protegido com Unidades de Conservação. Sendo 13 unidades de competência estadual e 16 de competência federal, incluídas nos grupos de Proteção Integral e Uso Sustentável.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR