Foi instituído hoje, 06, pelo secretário Antonio Neto, o comitê regional Pro Piauí da cidade de São Raimundo Nonato. O comitê Pro Piauí é responsável por coordenar as ações do programa Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas, e os comitês regionais farão o monitoramento do cumprimento do calendário de abertura e das medidas sanitárias e de distanciamento social exigidas pelo programa.
O secretário Antonio Neto destacou o reconhecimento da importância dos comitês regionais pelo governador e sua atuação estratégica. “Estamos nos aproximando da conclusão dessa fase de estabelecimento de todos os comitês regionais e, a partir daí, o próprio governador faz questão de participar em um momento, de encontrar os representantes desses comitês, para demonstrar a importância do trabalho deles na estratégia de abertura segura adotada pelo governo do estado. O governador, como um homem que já viajou por todos os locais desse estado, e veio do interior, sabe a importância de se trabalhar próximo da realidade de cada cidade, pois só os habitantes locais conhecem as rotinas do comércio, do setor de serviços, onde as pessoas transitam e são sim, mais qualificados para trazer essas informações para um debate mais concentrado e qualificar qualquer decisão que, por ventura, necessite ser tomada no futuro”.
Ângela Maria Leite Barroso, da equipe técnica da DIVISA/PI deu ênfase aos desafios em se equilibrar o anseio pela abertura e a adesão as normas sanitárias.
“Um dos principais desafios dessa pandemia é realizar esse processo de abertura gradual e conseguir a adesão das empresas, do consumidor e dos empregados e por isso os comitês têm um papel importante, pois vão atuar no trabalho de conscientização, de levar a importância da norma sanitária, de seguir as orientações dos protocolos e quanto mais esse processo se enraizar na sociedade, maior será a seletividade do consumidor que vai optar por ir e adquirir produtos daqueles que estão fazendo um trabalho com segurança”.
O diretor da regional de Saúde em São Raimundo Nonato, João Eudes, destacou o engajamento dos agentes territoriais na mobilização dos territórios. “Desde o início dessa pandemia, a Seplan através dos agentes de desenvolvimento território, destacando aqui o Erasmo, que atua no nosso território, nos fez esse chamamento, essa mobilização dos municípios e da comunidade, quase que insistentemente e nós colhemos resultados, com o número baixo de contaminados com o vírus. Então, nós da regional de Saúde de São Raimundo Nonato, nos colocamos de prontidão em contribuir com a execução do programa Pro Piauí, por ser um caminho de abertura responsável para nossa economia”.
A professora Francinara Araújo falou sobre o desafio da conscientização da sociedade. “Os nossos números na região são pequenos, mas mesmo assim nós travamos um embate diário pela conscientização da população, que é um trabalho que não pode parar. Então há uma falsa sensação de que está tudo bem, mas o vírus está circulando, e a gente espera que o comitê, de fato, venha para agregar substância a esse esforço e que realmente faça a diferença nesse processo de abertura””.
A Superintendente de Estudos Econômicos e Sociais da Seplan, Liége Moura, expressou a sua preocupação com o processo de interiorização, que é o aumento dos casos nos municípios menores. “Por isso o apelo para que as pessoas possam aderir aos protocolos e aos cuidados higiênicos, pois nesse processo de flexibilização sabemos que haverá um maior fluxo de pessoas e pode ocorrer um adensamento de casos e o aumento da incidência e é isso que nós estamos trabalhando arduamente para evitar”.
Socorro Macedo, representante da classe comercial, elogiou a iniciativa e destacou os desafios para mudar os hábitos sociais mesmo nas cidades pequenas. “É muito válido esse comitê ir em busca de pessoas que nos ajudem, principalmente por que toda cidade, por menor que seja, principalmente o comércio nesses locais, é muito difícil ter o controle. Então eu que trabalho no setor de produção têxtil, vestuário, entendi que é um processo de reinvenção, de preocupação com o funcionário, não só dentro da empresa, mas também com seu comportamento fora e nós estamos superando as adversidades que essa pandemia trouxe”.
“Hoje São Raimundo Nonato não é mais uma cidade pequena, é um verdadeiro pólo comercial e de serviços que atrai dezenas de pessoas das cidades próximas e no nosso dia a dia estamos encontrando ainda situações alarmantes de descumprimento das normas sanitárias. Então é um trabalho importante, nós elogiamos a iniciativa e estamos aqui para contribuir e nos comprometer pela saúde e pela vida na nossa região”. Concluiu a empresária.
O PRO- Piauí define as estratégias para retomada das atividades econômicas em vários setores, durante o período de pandemia. O programa trata de investimentos em áreas sociais, e também, na economia. O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de representantes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária; Associação Piauiense de Municípios (APPM), Prefeitura de Teresina, representantes dos trabalhadores e dos empresários e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI).