O governador Wellington Dias (PT) já traçou a meta para a eleição deste ano com relação à composição da bancada de aliados na Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Quem revela é o líder do governo, deputado João de Deus (PT).

Confiante na reeleição, Wellington quer um quarto mandato tranquilo quando se trata da relação com o Legislativo. A meta de Wellington é eleger 22 deputados estaduais e oito parlamentares federais.

“São feitos cálculos e projeções sobre a bancada para 2019. Nossa projeção é eleger mais de 20 deputados na Assembleia. Em torno de 22. Na Câmara projetamos oito. Mas vai depender das coligações, de como os partidos vão se comportar”, declarou.

 Para atingir essa meta, Wellington Dias conversa com os partidos para que os partidos formem as melhores coligações possíveis. Os partidos grandes devem sair com um “chapão”.  O único empecilho é o PT que deseja chapa pura.

João de Deus afirma que os outros partidos não podem obrigar o PT a tomar nenhuma decisão. “Desde a eleição de 2014 que o PT já se preparava. Defendo que cada partido tenha o direito de escolher a coligação que achar melhor. Nenhum partido pode obrigar o PT a nada. Não sei se o melhor é chapa pura, vai depender das conversas”, disse.

O PT quer evitar sair prejudicado como em 2014, quando a sigla se coligou com o PTB é só elegeu três parlamentares. Para Outubro, a legenda quer fazer cinco deputados estaduais.

O mesmo ocorre com o governador. Em 2015, Wellington assumiu o governo com apenas dez deputados aliados na Assembleia. Teve que negociar com os partidos e fazer concessões em busca de apoios.

Lídia Brito

Deixe seu comentário
FONTECidade Verde
COMPARTILHAR