A Prefeita Carmelita Castro e o Diretor da 12° Regional da Saúde, João Eudes Castro, realizaram na manhã desta sexta-feira (12) uma reunião no Centro Diocesano em São Raimundo Nonato com prefeitos e representantes dos municípios do território da Serra da Capivara visando chamar a atenção dos gestores para importância do fortalecimento das ações de saúde em toda a região, principalmente no que diz respeito as precauções contra a Covid-19.

 

Segundo João Eudes, “Segundo João Eudes, “a questão da Assistência de Média Complexidade no Hospital Regional e UPA tem recebido investimentos estruturantes do Governo do Estado, mas é fundamental   que a Atenção Primária a Saúde seja mais fortalecida dentro dos municípios. E é pra isso que estamos reunidos, ouvindo experiências e articulando estratégias.”

O Decreto N° 19445 de 26/01/2021 do Governo do Estado dispõe sobre medidas sanitárias mais rigorosas no período carnavalesco visando o enfrentamento da Covid-19 em face das aglomerações que costumam ocorrer durante as festas de carnaval.

 

De acordo com a diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), Nilvânia Nascimento, é de fundamental importância que os gestores caminhem juntos no fortalecimento das ações de saúde e nas medidas contra a Covid:

“O que pude perceber é que o número de atendimentos aqui no hospital tem dobrado e muitos dos pacientes que aqui chegam são de outros municípios. Precisamos caminhar juntos. É preciso que os gestores se unam para melhorar a qualidade da saúde. Não adianta somente São Raimundo Nonato ou São João cumprir o decreto do Governo e os outros não.  O fortalecimento das ações da saúde e o cumprimento das medidas sanitárias contra a covid tem que acontecer de forma coletiva, ou não iremos obter êxito”.

Representantes da Polícia Militar do Piauí, Capitão Igor e Major França, também se fizeram presentes durante o encontro dos gestores e apresentaram de forma detalhada o decreto do Governo, enfatizando que a Instituição Polícia Militar está à disposição para atender as ocorrências:

“Nós agiremos baseados no código penal, utilizando o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e fiscalizando aquele estabelecimento que não esteja cumprindo o decreto, orientando o proprietário e, em caso de desobediência, o TCO será confeccionado, podendo resultar em sanções, inclusive multa. Deixo aqui o nosso contato e enfatizo que se precisarem de um reforço a qualquer momento, a gente está à disposição para dar apoio”, disse o Major França.

A Prefeita Carmelita Castro destacou a responsabilidade que tem cada gestor com sua população: “Sabemos das dificuldades em executar a atenção básica diante da pandemia. Mas todos sabemos que cada município recebe seu recurso para ser aplicado em atenção básica e é preciso que cada gestor assuma sua responsabilidade para assim dar mais qualidade de vida para a população. É fundamental que possamos nos unir para juntos desenvolvermos o nosso território e ainda, é imprescindível que as medidas sanitárias sejam cumpridas, para unidos conseguirmos amenizar ou até mesmo acabar com esse vírus na nossa região”, disse a gestora.

 

Sobre o Decreto do Governador, o Diretor da Regional de Saúde da região, João Eudes, afirma que vem articulando para que todo Território trabalhe em conjunto com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária, com o objetivo de evitar o aumento do número de casos Covid na região.

 

Confira abaixo a situação da região da Serra da Capivara em relação a Covid-19:

 

 

Fotos: Joaquim Neto

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR