No último dia 7 de outubro de 2017, em evento solene o Bispo Diocesano Dom Eduardo Zielsk assinou decreto elevando a Igreja Nossa Senhora das Mercês a dignidade de Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Mercês.

O Santuário possui valor histórico, artístico, cultural e religioso para toda a região de São Raimundo Nonato, por tais valores foi elevada a Santuário através de decreto assinado pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Zielsk.

Em entrevista ao Jornal da Cultura desta quarta-feira (11/10), Frei Jociel que é o Reitor do Santuário e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês falou da significância do Santuário para a Diocese, sendo, portanto, o primeiro Santuário da Diocese de São Raimundo Nonato.

Frei Jociel ainda fez um breve resumo da história do Santuário Nossa Senhora das Mercês, desde quando foi iniciada a construção de uma pequena Capela no ano de 1922, pelos religiosos Mercedários quando retornaram ao Brasil pela segunda vez.

Em 1931 a Capela estava construída e alí eram celebradas as missas pelos padres mercedários.

Em 1939 a pequena Capela foi demolida para dar lugar a uma Igreja maior e que fosse capaz de acomodar o número de fiéis que frequentavam para suas orações.

Em 22 de fevereiro de 2003, foi instituída a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês.

Em 2006 a Igreja foi ampliada para os moldes que está hoje e suas janelas e portas receberam vitrais que contam a história dos Santos Mercedários.

E por final no último dia 7 do corrente mês foi decretado pelo Bispo Diocesano como Santuário.

Confira a seguir áudio da entrevista de Frei Jociel ao Jornal da Cultura 

Deixe seu comentário
FONTEVejaSRN
COMPARTILHAR