O filme longa metragem Niède, de Tiago Tambelli,que desvenda a trajetória profissional da arqueóloga paulista Niéde Guidon, 86 anos, no Piauí, teve o financiamento do Governo do Estado através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) via lei de incentivo ao audiovisual. A obra é uma realização das produtoras B&T Audiovisual de Teresina e a Lente Viva Filmes de São Paulo.
O processo de apoio para as gravações foi coordenado pela SECULT através do secretário de cultura à época, deputado Fábio Novo e pessoalmente pelo governador Wellington Dias, que desde a apresentação do projeto se mostrou totalmente interessado na gravação do longa no Piauí, em especial na região do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Além de movimentar a economia da microrregião de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) já que durante as pesquisas, planejamento e filmagens toda a equipe de produção foi deslocada para o sertão piauiense gerando renda para hotéis, restaurantes, guias, postos de combustíveis e o comércio em geral, o projeto também gerou uma série de empregos temporários na zona de entorno da Serra da Capivara.
Foram mais de dois anos de trabalho entre pesquisa, produção e as filmagens que aconteceram em três etapas, todas elas contando com a participação de profissionais e auxiliares do Piauí. Empresas locais também participaram do projeto a exemplo da BR Locadora, da empresa de água mineral Ouro da Mina e da Pousada Zabelê.
Para o coordenador da CCOM, João Rodrigues, o filme, além de destacar a história de uma mulher que vem se dedicando a divulgação científica do Piauí há quase meio século, agora deve render uma ampla divulgação positiva no Brasil e no exterior através de mídia espontânea, o que de certa forma é parte do retorno que o Governo do Piauí terá pelo incentivo a esse tipo de projeto. “O filme Niède nem foi lançado oficialmente e já estáselecionado para uma mostra competitiva no importante festival internacional É Tudo Verdade”, explicou João acrescentando que a descentralização da cultura é uma das prioridades do Governo do Piauí.
SERVIÇO:
Festival Internacional É Tudo Verdade 2019
Dia 04 abril – Sessões gratuitas às 18h e 21h na sala de cinema do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Dia 09 abril – Sessão gratuita às 14h30 na sala de cinema do SESC 24 de maio, em São Paulo.
Dia 12 abril – Sessão gratuita às 18h na Estação NET Botafogo 1, no Rio de Janeiro.
Dia 13 abril – Sessão gratuita às 16h30 na Estação NET Botafogo 3, no Rio de Janeiro.
ASCOM