Todas as ruas do Centro Comercial de São Raimundo Nonato estão lotadas na manhã dessa sexta-feira (29/05), mesmo com feriado antecipado. Distanciamento entre pessoas nas calçadas, filas de bancos e supermercados? Nem todos. Uso de máscaras? Por incrível que pareça, muitas pessoas saem às ruas usando a proteção, por indicação das autoridades sanitárias, segundo a qual, quanto mais pessoas estiveram usando máscaras adequadas, menores as possibilidades de transmissão da doença.

As agências bancárias acumulam filas, aglomeração de pessoas, ruas lotadas de carros e motos, sendo difícil até mesmo encontrar uma vaga para estacionar. Na última pesquisa de monitoramento sobre o isolamento social no município, apenas 41% da população está seguindo as regras e ficando em casa, enquanto 59% desobedece.

É válido ressaltar que São Raimundo Nonato é o polo central da região, recebendo munícipes das cidades vizinhas, o que torna ainda maior a movimentação no trânsito, o fluxo nas agências bancárias e em alguns comércios não essenciais que desrespeitam os decretos estadual e municipal.

Preocupada, a população cobra uma atuação mais enérgica por parte da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar para tentar fazer valer o cumprimento dos decretos. Os municípios vizinhos também precisam tomar providências ao deixar liberado sem nenhum limite a ida e vinda de pessoas.

O Território Serra da Capivara já ultrapassou mais de 120 casos confirmados do novo coronavírus, só em São Raimundo Nonato já são 55 casos diagnosticados. Na Unidade de Pronto Atendimento, 20% dos leitos de UTI/Covid-19 e 35% dos leitos clínicos disponibilizados exclusivamente para pacientes com coronavírus já estão ocupados.

É preciso uma ação mais efetiva e enérgica entre todas as autoridades de saúde que compõem o Território Serra da Capivara para que o sistema de saúde não entre em colapso a qualquer momento e vidas sejam postas em risco.

VEJA IMAGENS EXCLUSIVAS:

Deixe seu comentário
FONTELuan Ribeiro - Da Redação
COMPARTILHAR